Já viu o vídeo Gatos X Pepinos? Especialistas alertam: jamais assuste gatos com pepinos!

A maioria das pessoas estão rindo muito de vídeos de gatos levando um grande susto ao se deparar com um pepino. Especialistas em comportamento animal garantem que não verdade, os gatos não têm medo de pepinos. O susto acontece devido à novidade, e ao fato dos gatos não estarem à espera de haver ali um objeto novo colocado atrás do animal. É possível que o gato teria a mesma reação se o pepino fosse trocado por outro objeto estranho para ele. O felino entende que aquilo pode representar uma ameaça, como um predador, por exemplo!

Seja qual for a razão do susto, muita gente acha engraçado, mas para os gatos, essa é péssima uma brincadeira. O etólogo (especialista em comportamento animal) Jill Goldman afirma. “Se você está estressando o animal de alguma maneira, certamente isso não faz bem”.

Segundo Goldman essa reação dos gatos, mostram que eles ativam os sentidos naturais de proteção, pois não fazem parte do cotidiano do animal, é um objeto desconhecido. Esses sentidos fazem os gatos saírem do local de ‘perigo’ o mais rápido possível. Os vídeos Gatos X Pepinos foram fortemente condenados pelo autor do livro “Sentido dos Gatos”, John Bradshaw, pesquisador na Universidade de Bristol. Para ele a ação do dono que submete seu gato a essa experiência é totalmente condenável. Praticamente um convite para as pessoas assustarem seus animais.

https://www.youtube.com/watch?v=I2-H5rexyYk

Fonte: biologiatotal/mundoestranho   Imagens: mdig