Hálux, columela, carúnculas, glabela e outras. 10 partes do corpo com nomes esquisitos que você provavelmente não conhece

Aposto que você já bateu o hálux na quina da mesa ou fica incomodado quando alguém mexe na sua columela. E pode até não saber, mas é dono de não só uma, mas duas carúnculas. O corpo humano é mesmo uma caixinha de surpresas e elas não estão ligadas apenas a aspectos biológicos.

Temos aqui uma lista publicada originalmente pela Super, de “partezinhas” do corpo que você nunca parou para pensar qual  nome delas. Divirta-se!

1- Gnátio

gnatio

Gnátio é o nome que recebe o ponto inferior da mandíbula, localizado na linha média do rosto.

2- Trago

trago

Quem curte piercings com certeza conhecem o nome dessa pequena saliência localizada no ouvido externo. Os especialistas dizem que, devido ao seu posicionamento, o trago (também conhecido como tragus) ajuda na audição coletando os sons que vêm de trás.

3- Columela

Apesar do nome estranho, columela nada mais é do que a parte externa (e carnuda) do septo nasal que divide as narinas.

4- Carúncula

caruncula

O nome esquisito vem do latim caruncula, que significa “pedacinho de carne”. A carúncula lacrimal é a pequena saliência rósea situada no ângulo interno do olho.

5- Úvula

uvula

Popularmente chamada de sino ou campainha, úvula é o nome oficial do pequeno apêndice cônico situado na parte posterior da boca. Além de sinalizar para o corpo que comida está sendo ingerida e desempenhar papel importante na fonação, tocar a úvula pode estimular o reflexo de vômito.

6- Hálux

dedao-halux

Para você, ele pode ser apenas um dedão mas, oficialmente, o dedo grande do pé (ou “primeiro pododáctilo”) se chama hálux, ou halo.

7- Lúnula

lunula

Lúnula, ou “meia-lua”, é o nome que recebe a região esbranquiçada localizada na base da unha. Caso esteja curioso (ou interessado em ampliar seu vocabulário), a outra meia-lua esbranquiçada que se forma no topo da unha conforme ela cresce é chamada “borda livre”.

8- Filtro

1filtrolabial

Filtro é o nome dado para a depressão vertical localizada entre o nariz e o lábio superior

9- Glabela

glabela

Glabela é o nome que recebe a região da face localizada acima do nariz e entre as sobrancelhas.

10- Epoquínio

como-tirar-cuticula

Mulheres sabem muito bem do que se trata, pois a maioria delas vão à manicure e tiram  o epoquínio periodicamente. Eponíquio é o nome bem menos conhecido da cutícula, importante camada de pele que protege a região de bactérias.

Fonte: super   Imagens: fatos/super /donovan/newsrondonia/megacurioso/bolsademulher