Especialista afirma que vontade compulsiva de comer ‘porcarias’ é falta de sexo

A maioria das pessoas acham que comer compulsivamente é falta de autocontrole. No entanto, diversos especialistas (nutricionistas, psicólogos e outros) acreditam que os transtorno alimentares raramente são causados mesmo por falta de auto- controle. Eles dizem que se os “comedores compulsivos” fossem apenas pessoas que não tem disciplina, os especialistas teriam mais sucesso em planejar as refeições e ajuda-los a se curar. Mas não funciona assim. Os transtornos alimentares vão muito além de falta de disciplina e, agora, uma sexóloga afirma que vontade compulsiva de comer ‘porcarias’ pode ser falta de sexo!

Jena La Flamme é professora de sexologia, com especialidade em ajudar pessoas a perder peso com “prazer”. Seus estudos de caso a levaram a admitir que uma vida sexual ativa ameniza a vontade de comer alimentos que não são saudáveis. Ela inclusive, já escreveu um livro sobre o assunto e ainda é colaboradora no site Pleasurable Weight Loss (Perdendo Peso com Prazer, em tradução livre do inglês), onde deixa claro que a atividade sexual e a perda de peso estão completamente conectadas.

jena_before_after

Além de ser um exercício que favorece a queima calórica, o sexo pode representar muito mais que isso. “Se você está privado sexualmente, seu corpo sentirá a falta de sexo e irá procurar prazer em outras áreas. E é tão fácil preencher esse vazio com comida”, disse Jena. “Essa é uma parte muito importante de perder peso com prazer: abraçando sua sensualidade, bem como a sua sexualidade”, afirmou.

Jena ainda defende que não é somente o ato sexual que importa e sim o prazer. “Encontrar a paz no sexo é essencial e, se você não der atenção à sexualidade, provavelmente irá suprir essa falta comendo doces” garante.

Fonte: jenalaflamme/psychologytoday/redetv  Foto: jenalaflamme/ pedrocorreia