Como saber se tenho diabetes? Você pode ser uma das centenas de milhares de pessoas com diabetes não diagnosticada

Como saber se tenho Diabetes? Veja do que você sentirá se for diabético

Embora pareça inacreditável, hoje, estima-se que centenas de milhares de pessoas não têm ideia de que sofrem de diabetes. Não é incomum que um diabético não saiba identificar os principais sinais da doença. E a pergunta: “Como saber se tenho Diabetes” é um das mais pesquisadas na internet.

Uma pesquisa realizada recentemente, apenas uma em cada 100 pessoas podem identificar os principais sintomas e relaciona-los à diabetes. A Organização Mundial de Saúde estima que 9% dos adultos em todo o mundo sofrem com a doença e na verdade e em 2012 a doença matou 1,5 milhões de pessoas e havia uma estimativa de que 370 milhões de pessoas sofriam de diabetes. A OMS ainda estima que 90% dessas pessoas sofrem de diabetes Mellitus (tipo 2).

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

diabetes2

Você pode estar com diabetes se:

Você está sempre com sede e tem ido ao banheiro mais vezes?

O excesso de açúcar acumulado na corrente sanguínea faz com que o fluido seja puxado dos tecidos. Isso pode deixá-lo com sede. Como resultado, você pode beber e urinar, mais do que o habitual, inclusive a noite.

• Você está sentindo mais fome?

O aumento da fome é um dos sintomas mais notáveis. Pois, sem insulina suficiente para mover o açúcar em suas células, músculos e órgãos tornam-se esgotado de energia e o organismo pede reposição. Isto provoca fome intensa.

• Você emagreceu muito, sem fazer dieta?

Apesar de comer mais do que o habitual para aliviar a fome, você pode perder peso. Sem a capacidade de metabolizar a glicose, o corpo utiliza combustíveis alternativos armazenados no músculo e gordura. Calorias são perdidas como o excesso de glicose é liberada na urina.

• Você está sempre cansado?

Este é um dos principais da diabetes tipo 2. Pois, se as células são privadas de açúcar, você pode tornar-se cansado e irritado com frequência.

• Sua visão está turva ou embaçada?

Se o seu açúcar no sangue estiver muito alto, o fluido pode ser retirado das lentes dos seus olhos. Isto pode afetar a sua capacidade de se concentrar.

• Você tem infecções genitais frequentes?

A diabetes aumenta o risco de infecções genitais, como candidíase, micose e infecção urinária tanto no homem quanto na mulher, principalmente quando a quantidade de açúcar no sangue permanece descontrolada por muito tempo. Esse risco aumenta porque a hiperglicemia enfraquece o sistema imunológico, dificultando o combate a micro-organismos que causam infecções.

Cortes e arranhões  demoram muito para melhorar?

Essa é um dos mais notáveis Sintomas da Diabetes tipo 2. Pois, A diabetes tipo 2 afeta a sua capacidade de curar e resistir a infecções.

• Você tem notado manchas escuras nas axilas e pescoço?

Algumas pessoas com diabetes tipo 2 têm manchas escura na pele, normalmente nas axilas e pescoço. Esta condição, chamada Acantose nigricans, pode ser um sinal de resistência à insulina. A acantose nigricans aparece frequentemente nas axilas, pescoço, cotovelos, joelhos e dedos na forma de manchas escuras e grossas na pele.

• Você tem notado formigas no seu vaso sanitário?

Preste atenção! Ter formigas passeando pelo vaso sanitário pode ser um indicativo de que alguém na sua casa está com diabetes! Por causa da perda de glicose na urina, formigas costumam rondar o vaso sanitário e o cesto de lixo do banheiro. Antigamente, a doença era diagnosticada assim.

Fontes: dailymailsaudedica/drauziovarella/