Uma brincadeira com consequências sérias: a “caneta laser” pode cegar?

4031

“Queria saber se aquele laser de caneta pode cegar se for apontado direto no olho da pessoa” (Armando Luiz)

Armando Luiz, é verdade! Essas canetas, que vemos em aulas, palestras, shows, estádios futebol ou usadas como brinquedos, parecem inofensivas, mas são um perigo tremendo para os olhos, podendo causar desde lesões sérias e até cegueira! E porque isso ocorre? Mesmo tendo uma potência muito menor do que uma lâmpada incandescente (uma lâmpada de 100 watts produz cerca de 5 watts de luz visível, enquanto esse tipo de laser normalmente produz um milésimo dessa potência), o feixe do laser é concentrado em um ponto, enquanto a luz da lâmpada é difusa, o que o torna extremamente mais intenso!

O olho humano funciona como um complexo sistema de captação de luz. Ao adentrar no olho, a luz passa pela córnea, atravessando a pupila, o cristalino (que focaliza e torna a visão nítida), chegando a retina, onde milhões de células sensíveis a luz, conhecidas como cones (responsáveis pela visão das cores) e bastonetes (responsáveis pela visão preto e branco e visão noturna), transforma-a em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro através do nervo óptico. Ao receber um feixe de luz concentrado, como é o caso de um laser, sua atuação será amplificada por essas estruturas, e caso atinja um ponto central da retina chamada fóvea (onde ocorre grande parte da absorção de luz, região responsável pela nitidez da visão) a intensa luz será absorvida na forma de calor, elevando a temperatura da retina e causando queimaduras com reações inflamatórias.

caneta-laser-pode-cegar

Os riscos para a visão dependem muito do tempo de exposição, pois quanto maior, mais há riscos de lesões graves. A distância também é um fator, pois quanto mais próximo você estiver do laser ao ser atingindo, piores podem ser as consequências. Além disso, a cor da luz emitida também está relacionada a possibilidades de danos: os lasers mais comuns são os vermelhos e os verdes, e estes últimos são mais perigosos, por possuírem maior potência, podendo queimar a retina caso se olhe diretamente para ele. Mais perigosos ainda são os lasers de cor azul, que começaram a ser comercializados em 2012 como brinquedos, e causaram graves incidentes nos Estados Unidos.

Oftalmologistas apontam para os perigos do uso indiscriminado de lasers, que podem ser facilmente adquiridos, sendo possível comprá-los com uma potência muito maior do que aquela considerada não prejudicial a visão humana (5 miliwatts). Apesar dessa ser a potência estabelecida por órgãos como o Inmetro, é possível encontrar lasers com potências extraordinárias, equiparados aos utilizados em procedimentos cirúrgicos. Portanto, é importante cuidar para que crianças e adolescentes (os principais envolvidos com acidentes do tipo) não utilizem esse objeto: laser não é brinquedo, e por besteira pode deixar alguém cego para o resto da vida!

Dano na retina causado por pelo laser de caneta.
Dano na retina causado pelo laser de caneta.
Fontes: diariodasaude/oftalmed/estadao/g1/hospitaldeolhosdoparana/laboratoriorigor  Imagens:  bolsademulher/tvdoservidor/upo