Sinta o prazer de correr: benefícios de uma boa corrida para a saúde!

2741

Quem ainda não experimentou uma corrida de leve ou intensa, apenas um trote ou uma maravilhosa corridinha na praia ainda não sabe o quanto de prazer pode sentir realizando essa maravilhosa atividade que além de muito prazerosa traz muitos benefícios para a saúde humana.

A corrida é uma atividade física simples, prática e super indicada para qualquer pessoa e idade, apenas tomando os devidos cuidados antes de realizá-la para não haver riscos de sobrecarga, por isso antes de começar é necessário realizar um checape e ver sua condição física para realizar a atividade, após isso é só começar devagar e nunca desistir! Correr é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora, seja sozinho ou acompanhado, ela proporciona vida a aqueles que praticam e trazem benefícios espetaculares aos adeptos.

A corrida é um excelente exercício que ajuda no emagrecimento, ou seja, quanto mais se corre mais emagrece e ainda proporciona o ganho de massa magra. Além disso, auxilia na tonificação dos músculos, reduzindo a flacidez, destrói as celulites, tornando o seu corpo mais definido e sequinho. Ele ajuda a regular o sono e melhora o seu humor, isso mesmo, a nossa qualidade de sono torna-se bem melhor quando corremos e o nosso humor através da produção de serotonina, um neurotransmissor, que age quando corremos dando uma grande e longa sensação de prazer e bem-estar, muito indicado para todas as mulheres que sofrem com a TMP.

Correr é uma atividade cardiovascular, ou seja, ajuda a fortalecer o nosso mais precioso músculo que é o coração, controlando os níveis de gordura na circulação sanguínea e os riscos de cardiopatias. Além disso, correr ajuda a acelerar o metabolismo facilitando a produção de hormônios tireoidianos como o T3 e o T4 responsáveis por controlar o metabolismo energético e auxiliar no aumento da disposição através do gasto energético diário. E quem disse que a corrida não faz bem aos ossos? Pois é, a corrida ajuda a fortalecer e aumenta a resistência dos ossos através do impacto, aumentando a densidade óssea e na absorção do cálcio, desde que realizada moderadamente e com o tênis adequado e correto para essa atividade.

145672085

Além de todos esses benefícios citados, correr ajuda no combate de várias doenças, como: diabetes, hipertensão, osteoporose, enfartes, derrames e, além disso, proporciona momentos inesquecíveis de prazer, pois assim que terminamos uma corrida o nosso corpo começa a produzir intensamente substâncias neurotransmissoras que dão uma sensação de leveza, bem-estar, satisfação e felicidade, isso mesmo, é como se você estivesse acabado de comer uma deliciosa refeição super saborosa! Então, o que você está esperando para começar a correr?! O mais importante é iniciar devagar e aos poucos ao longo de meses, pois assim o seu organismo pode ir se adequando e condicionando o seu corpo ao longo dos dias. Quando você perceber já estará realizando verdadeiras maratonas e corridas de ruas com várias pessoas, sim, isso é possível, basta acreditar e nunca desistir!

entre-em-forma-correndo-cris-vallias-blog-12

Fontes: vida/aminhacorrida/corpoacorpo/veja  Imagens: ctaassessoriaesportiva/globoesporte/crisvallias