O leitor pergunta: Essas raízes com aparência humana são reais?


“Queria saber se essas plantas com raízes em formato de gente é real ou tem manipulação? Vi que foram encontradas na China e então fiquei realmente em dúvida.” (Myrian Celeste)

Myrian, as imagens que você vê das raízes em forma humana são reais sim e não há manipulação gráfica. As primeiras imagens desta planta começaram a se espalhar pela internet em 2009, quando agricultor chinês Zheng Dexun da província de Shandong, divulgou imagens da sua planta com “raízes humanas”. Depois disso, vários outros agricultores apareceram com plantas, da mesma espécie apresentando a mesma aparência humanoide.

Cientificamente, é chamada de Fallopia multiflora, mas conhecida na China como Fo-Ti e nos países de língua inglesa como Fleeceflower. É uma videira herbácea de onde cresce um tubérculo parecido com uma batata doce, que pode crescer muito e atingir até 60 cm.  O vegetal, tem sido amplamente utilizado na medicina natural chinesa. Onde se acredita que seu chá reduz o colesterol e combate doenças cardíacas. A raiz também é vendida como um complemento alimentar que ajuda a reduzir a obesidade.

razies-formtato-humano


Mas as raízes tem formato humanoide?

Pois é, infelizmente, não há registros em sites de botânica confiáveis de que esta planta apresente de forma natural raízes com o formato humanoide, o que seria obviamente sensacional! Mas também, não encontramos registros afirmando que estas raízes são fruto de manipulação humana. No entanto, sabemos que os asiáticos são ótimos “trolladores” e os chineses especialmente, adoram inventar frutos, raízes e legumes com formatos de animais, de figuras geométricas, de humanos e objetos. Para isso, eles usam uma espécie de forma que modela o fruto para que ele cresça assumindo tal formato. Normalmente, como pode ser visto nas imagens, o resultado final é perfeito e o fruta parece uma escultura feita à mão.

Mas as raízes de Fo-Ti apresentam figuras humanoides mais rústica e isso confunde realmente as pessoas. Acreditamos, que isso acontece porque são produzidas nas zonas rurais onde os agricultores não tem acesso a formas industrializadas. Assim, criam formas improvisadas para suas raízes e o formato que elas assumem acaba sendo uma surpresa.

Quando não sofrem manipulação, as raízes tuberculares tem essa forma.
Quando não sofrem manipulação, as raízes tuberculares tem essa forma.
pera_buda_2
É assim que eles fazem as frutas, legumes e raízes terem forma. Fica muito legal!
Fonte: Fallopia_multiflora/plantamed/dailymail     Imagens: shuangxingfu/telegraphy/jenjdixon/ideaisgreen

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.