Sua saúde

O leitor pergunta: Tomar remédio com leite é errado?

O leitor pergunta: Tomar remédio com leite é errado?
5 (100%) 1 vote

” Minha médica disse que não era para tomar os remédios com leite. Como assim? Sempre fiz isso. Tomar remédio com leite passou a fazer mal agora? (Keyla Lima)




Keyla, o líquido ideal para se ingerir junto com os remédios é somente água. Isso porque ela não tem contém componentes que ativam a produção de suco gástrico. Já a ingestão do leite, por exemplo, estimula a produção de sucos digestivos. Estes sucos, por sua vez, podem degradar os medicamentos, fazendo com que eles percam sua ação no organismo.

Além disso, o leite contém cálcio e outros nutrientes que podem reagir com compostos do medicamento e promover a perda do seu efeito por inativação química. Podemos citar como exemplo os antibióticos à base de tetraciclina, o seu composto se liga ao cálcio e forma agrupamentos, anulando seu efeito. Já os antibióticos, como quinolonas e levofloxacina, devem ser ingeridos duas horas antes e de quatro a seis horas depois da ingestão de leite, para não se danificar seus efeitos.

Sucos, chás, refrigerantes e outras bebidas também não são indicados. Nesse caso, a água é a melhor opção!

 



Fontes:anvisa/draulla/unimed    Imagens: girlstalk

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo