Nojento e fascinante. Assista a um vídeo mostrando imagens reais de todo processo de digestão no interior do corpo humano

Produzido pela National Geographic, este vídeo mostra o caminho da comida no nosso corpo da ação dos dentes e da saliva na boca, passando pelo estômago, intestinos e reto. Todo o processo é minuciosamente mostrado em imagens reais impressionantes.

Já alertando, é o tipo de vídeo que quem gosta dessas coisas, realmente fica fascinado e quem se sente incomodado com esse tipo de imagem, é melhor não assistir.

O vídeo está em inglês, mas abaixo você confere um resumo desse processo fascinante.

A digestão

Assim que a comida entra na boca, glândulas presentes debaixo da língua liberam saliva, ajudando na emulsificação juntamente com a mastigação, facilitando sua jornada de doze horas e quatro metros do estômago para o intestino delgado e finalmente para o intestino grosso.

Quando a comida é engolida, os movimentos peristálticos levam o bolo alimentar para o estômago. Esse movimento é tão poderoso que podemos até mesmo comer de cabeça para baixo que tudo acaba indo parar no estômago do mesmo jeito.

A comida chega ao estômago através de um buraco no seu topo. Os movimentos musculares do estômago emulsificam a comida até que se torne uma pasta rala. Ácidos poderosos ajudam no processo de degradação do alimento.

Bbumjhm

O estômago demora mais ou menos uma hora para fazer seu serviço, liberando a comida por um buraco chamado esfíncter pilórico. Através dele, o alimento entra no intestino delgado, que vai absorver a maioria dos seus nutrientes. Primeiro, o pâncreas libera um suco que neutraliza os ácidos do estômago. Em seguida, a bile do fígado quebra a gordura em pequenas gotas, a fim de ajudar na absorção. Depois de uma hora e meia, o intestino delgado já aproveitou quase tudo de que precisava da comida. O resto terá que ser descartado.

O que sobrou entra no intestino grosso pelo esfíncter ileocecal, uma válvula que impede que a comida volte para o local de onde veio. O principal objetivo do intestino grosso é extrair água dessa mistura e finalmente, depois de cerca de doze horas, expelimos em forma de fezes o que sobreviveu a esse processo exaustivo.

Da próxima vez que for dar descarga, pare antes para refletir todo o trabalho que corpo teve para chegar até aqui.

Fonte: hypescience/ifls  Imagens: ifls