Mulher com transtorno raro realiza o sonho de ficar completamente cega

A Apotemnofilia  ou Transtorno de Identidade de Integridade  Corporal (TIIC) é uma doença no qual os indivíduos sentem vontade de amputar uma parte do corpo. No geral, eles se sentem incompletos com todos os membros. Isso pode soar estranho, mas eles sentem que uma parte bem específica de seu corpo está sobrando. Sentem-se aliviadas após amputação de algum membro e quando não conseguem se mutilarem, eles tendem a simular uma deficiência.

Jewel Shuping uma americana de 30 anos foi diagnosticada com TIIC depois que passou a ter um desejo insaturável de ficar cega dos dois olhos. Ela conta que sua vontade surgiu logo na infância aos 6 anos de idade. “Minha mãe me dizia que se eu ficasse olhando demais para o sol, ficaria cega. Então eu ficava encarando o sol por horas. Pensar em ficar cega me fazia sentir confortável“, lembra.

Mas foi aos 18 anos de idade que tomou a decisão acertada em conjunto com seu psicólogo de dar cabo de vez na sua visão. Decidida a ficar cega, Jewel pingou solução cáustica corrosiva de desentupir canos em seus olhos. Ela conta que enquanto o líquido descia pela seu rosto, queimando sua pele, ela só conseguia pensar: ‘eu estou ficando cega, e agora tudo vai ficar bem’. Mesmo com o esforço médico foi impossível salvar a visão da jovem e seis meses depois, ela precisou remover completamente seu olho esquerdo e seu olho direito teve glaucoma e catarata culminando com a perda completa da visão.

69018b0a83fd9000d1355f290379f417

Quando eu tinha a minha visão que eu não me sentia bem. E me sinto mal pelas pessoas que estão cegas e não estão felizes, mas é isso o que eu quero “, diz Jewel. “Eu realmente sinto que este é o meu caminho, que eu deveria ter sido cega desde o nascimento“.

Apesar de a atitude de Jewel parecer doentia e extremista (e realmente é!), os especialistas dizem que esta não é uma escolha, e sim, uma necessidade baseada em um distúrbio do cérebro.

Fonte: dailymail/mirror  Imagens: news/dailymail