Sexo, xixi e cocô… Veja como os astronautas fazem essas coisas no espaço

Saber tudo que rola com os astronautas no espaço é vontade muita gente. Tanto que existem até canais dedicados a sanar as curiosidades de muitos. O que eles comem, como eles tomam banho, como dormem, como escovam os dentes. Enfim, são muitas dúvidas. Mas você já parou para pensar em como seria fazer cocô, xixi e ter relação sexual no espaço?

 Xixi e cocô

O comandante Chris Hadfield, quando perguntado sobre como os astronautas fazem número 1 e número 2 no espaço, dá uma explicação engraçada. Ele conta que quando os astronautas vão ao banheiro no espaço, a primeira coisa que eles precisam fazer é se prender no vaso sanitário com um cinto de segurança. Caso contrário corre o risco de sair flutuando com xixi, cocô e tudo. Os líquidos e sólidos precisam ser separados, por que eles são mais fáceis de serem armazenados dessa forma. Por isso, nada de fazer os dois ao mesmo tempo!

Para os homens o xixi é feito em um funil que leva para dentro de um tubo onde há uma sucção que leva tudo para a armazenagem. Para as mulheres há uma espécie de xícara que “encaixa” superficialmente ao corpo delas e leva a urina para dentro do mesmo tubo, uma coisa extremamente desagradável.

Mas ainda tem o cocô! Bem, os sólidos que saem do corpo dos astronautas, são mais complicados de resolver, por que na Terra, tudo cai no chão, mas no espaço aquilo flutua… Então, o vaso sanitário foi projetado de forma que tudo que saia do corpo seja sugado para a armazenagem. O vaso sanitário faz uma sucção no bumbum do astronauta como se fosse uma ventosa e suga tudo para fora do corpo. Tudo o que sai é puxado imediatamente para dentro do compartimento e em seguida vai para o tanque de armazenamento.  As fezes são expostas ao vácuo do espaço, onde irão congelar, perder toda a água de forma que todas as bactérias sejam mortas. Por isso, não há nenhum cheiro e o cocô pode ser armazenado sem qualquer problema. Quando o compartimento de fezes fica cheio, ele é colocado dentro de uma pequena nave não tripulada e vai para os espaço onde se desintegra na atmosfera. Então, da próxima vez que você vir uma bela estrela cadente no céu, isso poderia ser um nave cheia de cocô.

Toilet_of_International_Space_Station__1[5]

Sexo

O grande problema de ter relações no espaço é a falta de gravidade. Isso porque até duas pessoas conseguirem encontrar uma posição adequada já levaria um tempo, sem falar na possibilidade de que fique “meio sem graça”. Além disso, há o fato de que a ausência de gravidade causa muitos efeitos no corpo e um deles afeta a circulação, o que significa que os homens podem ter dificuldades para obter uma ereção.

Há ainda uma outra observação: no espaço, os astronautas não têm privacidade, ou seja, eles não têm quartos individuais e se fossem “fazer algo”, teria que ser em frente aos colegas de jornada. Além do possível constrangimento, essas situações podem gerar ciúmes e conflitos, e ocasionar problemas para a equipe, não acha?

Bem, isso conclui que é possível sim ter relações sexuais no espaço, mas talvez exija um pouco mais de força física e calma. Mas caso a relação aconteça, seria possível engravidar no espaço? Bem, o ambiente espacial é tomado por alta radiação, isso pode causar mutações no DNA e complicar o desenvolvimento do feto. Portanto, ficar grávida no espaço talvez seja possível, mas os riscos à saúde do bebê fazem dessa ideia algo quase totalmente inviável.

136061593381912934844101199_dnews__12413__SexInSpace

Fonte: mnn/megacurioso  Imagens: discoveryamusingplanet/ wikipedia