Tem louco para tudo: Pessoas que tem medo de serem observadas por patos!

4927

Medo de aranha, de cobras, de baratas, de cachorros… A gente sempre conhece alguém que tem medo de algum animal. Como não tenho medo, sempre sou chamada para tirar algum bicho de perto de alguém assustado. Quando o medo torna-se tão grande a ponto de nos trazer algum prejuízo ou nos fazer agir de forma irracional, ele pode ter se tornado uma fobia. A Anatidaefobia é a fobia relacionada ao medo de ser observado por patos. Também é atribuído a essa fobia o medo incontrolável de ser perseguido por patos ou gansos. Sério! Existem pessoas que suam frio só de pensar nesses animais.

Provavelmente, o anatidaefóbico passou por algum incidente ou experiência negativa envolvendo patos ou gansos, o que levou a um trauma. Sabe-se que essas aves, geralmente os gansos, podem ser bem agressivas quando se sentem incomodadas. O que causa grandes sustos, principalmente, em crianças que podem desenvolver essa fobia. Muitos medos de infância podem ser superados com o tempo, no entanto, alguns casos persistem na vida adulta.

Como toda fobia, a anatidaefobia pode e deve ser tratada por um médico.

Esse termo teria sido criado pelo cartunista americano Gary Larson Vitin, em sua obra “The Far Side”.

cartoon
Anatidaefobia: O medo de que em algum lugar, de alguma forma, um pato esteja te observando. Foto: Reprodução/staticflickr

Fontes: sitedecuriosidades e fearof