Por que meu cachorro uiva? Veja 4 razões para esta vocalização

4546

O uivo é uma forma de comunicação à distância que os cães utilizam. Esse comportamento foi herdado e seus ancestrais selvagens. É claro que, devido à domesticação, os cães uivam bem menos que seus parentes selvagens.

Com muita frequência, o uivo do cão é associado à tristeza ou sofrimento, mas não é sempre assim. O timbre agudo e prolongado do uivo faz com que ele viaje pelo ar com mais facilidade e alcance distâncias maiores que o latido. Na natureza, os lobos utilizam o uivo para comunicação e delimitação de território. Um lobo consegue reconhecer e diferenciar o uivo de um companheiro da alcateia e de um possível rival.

Como os cães domésticos não passam pelas mesmas situações que os lobos, o uivo acaba tendo uma função um pouco diferente:

1- Instinto de reprodução

Pode ser para chamar a atenção de alguma fêmea no cio que esteja na vizinhança. Mesmo ela não vendo a cachorra, ele consegue identificar odores característicos, liberados pela fêmea no cio.

2- Alegria

Em um momento de alegria o animalzinho também pode uivar. Quando o dono escuta ou canta uma música, o cão pode uivar numa tentativa de participar da atividade de sua família.

3- Solidão

Como já foi dito, o uivo é uma forma de comunicação à distância, quando não se tem contato visual. Cães que acabam sozinhos a maior parte do dia ou durante uma viagem uivam na tentativa de se comunicar com seus companheiros de matilha que, no caso, é a família. Além disso, a resposta de outros cachorros da vizinhança pode aliviar o tédio e a solidão.

4- Síndrome da Ansiedade da Separação

Outro motivo, um pouco mais sério e que requer cuidados, é a Síndrome da Ansiedade da Separação. O cão com SAS pode deixar de comer ou beber água até que alguém chegue em casa, fica deprimido, isolado, intolerante… E esses distúrbios psicológicos vão trazer problemas de saúde físicos nos bichinhos. Por isso é importante identificar e tratar o quanto antes a Síndrome da Ansiedade da Separação.

Cachorros-Uivam

Fontes: terra/cachorrogato  Imagens: ourbeagleworldhousemydog