Para que serve rodelas de limão e gelo no mictório?

6220

“Fui a um banheiro de restaurante, e o mictório tinha limão em rodelas e gelo em cubos, imagino que seja por causa do cheiro da urina. É isso mesmo?” (Daniel)

Exatamente Daniel! As rodelas de limão, juntamente com o gelo possuem a função de minimizar o odor da urina acumulada nos mictórios. Vamos entender o porquê… A nossa urina é formada por várias substâncias, dentre elas, predomina a água, a ureia, o ácido úrico, entre outras. Nos mictórios, principalmente nos bares e restaurantes com bastante rotatividade de pessoas acabam acumulando muita urina e aquele mau cheiro super desagradável que se forma é resultado da degradação da ureia que ao se decompor forma outra substância chamada de amônia, responsável por todo aquele mau cheiro, tão forte que chega até irritar nossas narinas, é aí que entra o limão para eliminar o odor!

O ácido cítrico do limão que é um ácido fraco reage com a amônia que é uma base fraca, ou seja, um ácido reagindo com uma base, fazendo com que a amônia seja consumida. Nessa reação química leva a formação de íons, o Citrato e o amônio que não possuem cheiro. Então, o mau cheiro desaparece graças às reações químicas das substâncias envolvidas!

E onde entra o gelo? Pois bem, a ureia é degradada mais rápido quanto maior for a temperatura do ambiente, ou seja, quanto mais quente mais amônia será produzida rapidamente e quanto mais amônia mais cheiro forte é produzido, principalmente quando acumulado nos mictórios e nos canos. Então, o gelo funciona como um “diminuidor” de temperatura minimizando a degradação da ureia e, além disso, a água derretida do gelo ajuda a dissolver o acúmulo de xixi e elimina a quantidade excessiva de amônia dentro dos mictórios ajudando a escorrer pelos canos até o esgoto.

O ácido cítrico do limão que é um ácido fraco reage com a amônia que é uma base fraca, ou seja, um ácido reagindo com uma base, fazendo com que a amônia seja consumida. Foto: Reprodução/ethanbassford
O ácido cítrico do limão que é um ácido fraco reage com a amônia que é uma base fraca, ou seja, um ácido reagindo com uma base, fazendo com que a amônia seja consumida. Foto: Reprodução/ethanbassford

A temperatura baixa também ajuda a controlar o crescimento de algumas bactérias e diminui a evaporação das substâncias da urina, minimizando a propagação pelo ar, já que são elas que dão aquele odor característico dos banheiros dos bares. Outras práticas adotadas pelos bares e restaurantes é colocar além de gelo e limão, naftalina que também ajuda a diminuir o mau cheiro. Há quem diga que o gelo também serve como alvo para os homens, já que tentam mirar nos cubos de gelo e isso facilita que o xixi não respingue pelo chão ou que molhe ao redor do mictório evitando assim o acúmulo de urina em outras partes do banheiro!

Fontes: ccead, abrilmundoestranho