Por que algumas pessoas tem “monocelhas” (sobrancelhas emendadas)?

14531

“Gostaria de saber por que tem pessoas que apresentam pelos nas orelhas e também tem pessoas que tem a sobrancelha emendada (meu caso). Já pesquisei em vários lugares e não acho explicação. Gostaria de saber se é genético ou algum problema.” (Rogério Jumpen)

Pode ficar tranquilo Rogério, esse crescimento excessivo de pelos tanto nas orelhas como nas sobrancelhas não acarretarão problemas de saúde para você e esse desenvolvimento é de origem genética mesmo, muito relacionada com sexo masculino.

O crescimento excessivo de pelos nas orelhas é a famosa Hipertricose auricular que é a presença de pelos longos nas orelhas, muitas vezes vindo da parte mais interna que se projeta para fora do pavilhão auricular. Essa característica genética é exclusiva do sexo masculino, pois está relacionada com a herança restrita ao sexo, ou seja, é uma característica relacionada somente com o cromossomo Y, restrita ao sexo masculino, já que as mulheres não apresentam esse tipo de cromossomo. E, portanto, esses pelos longos que chegam a incomodar bastante são de exclusividade masculina e sempre serão passadas de pais para filhos.

Já o crescimento excessivo de pelos na sobrancelha pode ser caracterizado tanto pela hipertricose, nos homens, mas pode está relacionado apenas com um crescimento exagerado de pelos e que por estarem tão próximas acabam interligando-se e caracterizando uma aparência de uma única linha apresentando uma expressão um tanto diferente no rosto. É fato que muitos homens e principalmente as mulheres odeiam esse tipo de sobrancelha, também chamado de monocelha, e como informado anteriormente, não chega ser um problema de saúde, todavia pode ser desagradável esse crescimento exagerado na testa de uma pessoa. Muitas pessoas sofrem com a discriminação e outras acreditam ser um charme a mais na expressão facial (cada um a seu gosto)!

A única solução para evitar ou tratar esse tipo de crescimento excessivo é a depilação, ou seja, a retirada dos pelos em excesso, já que se trata de um crescimento excessivo e que não vai parar, e para isso é sempre recomendado a fotodepilação ou depilação a laser para evitar que cresçam pelos grossos e para que diminua drasticamente o crescimento nestes locais. Mas nem sempre ter o excesso de pelos nestes locais significa algum incomodo, muitas pessoas se tornaram famosas com esse crescimento de pelos, como a pintora mexicana Frida Kahlo e o cosmonauta russo Salizhan Sharipov. Quem sabe Rogério, você não se torne mais um famoso internacional…

Fontes: bigfootencounters/infoescola/changingminds/mundoestranho