Du-vi-do que você saiba o que é isso!


A imagem é no mínimo perturbadora e mais parece uma deformidade do que algo comum. Mas isso é o que um casco de potro se parece, apenas alguns minutos depois de o animal nascer.

O casco do potro, ao nascimento, vem coberto por uma camada elástica macia, chamada de cápsula ungueal decídua. Essa estrutura cobre o casco bífido e o casco. Por meio de seus contornos redondos e de sua constituição elástica, ela protege o útero e o canal genital da mãe contra ferimentos provocados pelas bordas afiadas dos cascos durante a gravidez e o parto.

A função do casco é proporcionar firmeza mecânica e possibilita uma pesada carga na extremidade do membro, no ato de pisar, protegendo-o contra ferimentos. O casco oferece uma proteção extraordinária contra auto-ressecamento e supersaturação de liquido. O casco atua também como um isolante contra o calor e o frio. Tem uma importante função como barreira contra uma infecção bacteriana ascendente.

casco-potro-2

Fonte: ebah/hypescience  Imagens: hypescience

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.