Cosmético que altera o pigmento da pele fez pop star nigeriana negra ficar branca em poucas semanas

Depois do tratamento realizado pela pop star nigeriana Dencia, muitas mulheres, principalmente da África Ocidental, se tornaram meramente obcecadas com a possibilidade de poder clarear a pele.  A cantora fez uso de um cosmético conhecido com Whitenicious, em que ela mesmo assina a marca e é a garota propaganda. Sua pele, que era originalmente negra e saudável se tornou branca pálida.

Whitenicious é um creme comercializado como um removedor de manchas escuras, como melasma, mas se revelou um eficiente clareador da pele em poucos dias. Depois do resultado apresentado por Dencia, o creme se tornou extremamente popular na África Ocidental. Quando questionada sobre o fato de mulheres africanas estarem se tornando obcecadas por clarear a pele, ela simplesmente argumenta: “Essas mulheres não estão somente tentando clarear a pele. Elas estão apenas tentando se livrar de pequenas coisas que estão fazendo com que se sintam desconfortáveis, sabe?

Ainda que cada tenha direito de fazer o que quiser com seu corpo, os críticos não ficaram sossegados com os argumentos de Dencia. Ela foi especialmente criticada por mudar o seu próprio tom de pele como uma jogada de marketing. Suas fotos de “antes e depois” mostram uma transformação quase inacreditável. Muitas pessoas sentem que o que ela está fazendo é fundamental para promover o auto-ódio entre os jovens negros com pele muito escura.

dencia24

Dencia insiste que o Whitenicious é recomendado apenas para clarear manchas na pele, no entanto, a campanha publicitária mostra a cantora com o corpo inteiro com várias tonalidades mais clara. A pop star se quer demonstra preocupação com a possibilidade do cosmético ser cancerígeno. Quando avisada sobre isso, ela se mostrou completamente imperturbável: “Mas adivinhem? O ar que você respira lá fora faz com que você tenha câncer.” E acrescenta: “Meninas me ligam chorando, me agradecendo por ter colocado Whitenicious em suas vidas. O que você quer que eu faça?

O creme não é barato, mas vende como água. 100 mL do produto custa $225 (225 dólares).

dencia23

Fonte: dailymail/jornalciencia    Imagem: dailymail/whitenicious/ nemtaomulherzinha