“Adoro ficar na banheira do motel com meu namorado. Podemos pegar alguma doença?”

10172

“Adoro ficar na banheira do motel com meu namorado. Queria saber se podemos pegar alguma doença na banheira ou piscina do motel?” (Angélica Nasser)

Angélica, inicialmente, é preciso se preocupar com a higiene do local que você está frequentando. Geralmente a assepsia é realizada corretamente, porém, sempre é bom se cercar de alguns cuidados. Visto que é um ambiente com uma grande rotatividade de pessoas, o que o torna uma área que pede tais cuidados.

Especificamente falando da banheira ou piscina, elas são geralmente limpas e tratadas como num clube, usando o tratamento de água e filtros, ligados 24 horas por dia. Porém em uma piscina mal higienizada, é possível pegar escabiose (popular sarna), dermatose (causada por ácaros), ou candidíase (infecção causada por fungos) que geralmente afeta boca, pele e órgãos genitais. É possível, mas muito difícil, contrair HPV (papiloma vírus humano), através do contato intimo com objetos infectados. Isso só ocorrerá caso o estabelecimento não fizer nenhum tipo de limpeza, o que é muito difícil hoje em dia, já que a quantidade de água e produtos é suficiente para diluir os microrganismos.

Porém, é preciso se atentar a alguns detalhes: rejuntes de azulejos com manchas escuras, denunciam presença de fungos. Marcas de ferrugem em banheiras, também não são bom sinal. É recomendado também evitar andar descalço, em áreas úmidas e molhadas e usar seu próprio chinelo, essas medidas podem prevenir a micose na pele do pé e a onicomicose, uma infecção das unhas causada por fungos.

Mitos como encher a banheira com água quente, ou levar produtos de limpeza para a higiene não são indicados.  A temperatura da água não é suficiente para matar germes e bactérias. Quanto ao produto de limpeza, se for colocado em grande quantidade ou muito próximo da hora do uso da banheira, pode causar dermatite de contato com alguns produtos, e levar a uma grande irritação. Portanto, o melhor é ter cuidado em escolher o estabelecimento que se frequenta e ficar atento a condições de higiene, para evitar problemas futuros.

Fonte: minhavida/mulher/institutopelesaudavel/mulher/aids