Última fêmea de tartaruga-gigante não consegue se reproduzir e a espécie poderá entrar em extinção a qualquer momento!

1993

Os noticiários informaram sobre a existência da última tartaruga fêmea da espécie Rafetus swinhoei com mais de 100 anos de idade. Ela seria a  esperança para que não ocorra o desaparecimento definitivo desta espécie, também conhecida como tartaruga-gigante-de-casco-mole-do-Yangtze e é caracterizada por seu tamanho e peso, podendo chegar aos 100 kg e 100 cm!

No mundo, são conhecidos apenas quatro indivíduos desta espécie, sendo 3 machos (dois encontrados no Vietnã e um na China)  e apenas uma fêmea (encontrada também na China). Por esse motivo, desde o ano de 2008 as duas tartarugas que vivem na China permanecem juntas no Zoológico de Suzhou. Embora o casal tenha acasalado, os ovos permaneciam estéreis.

Outra alternativa encontrada foi a de utilizar o sêmen do macho para que fosse possível iniciar a inseminação artificial. Para a coleta, a técnica escolhida é chamada de eletroejaculação. Primeiro o macho é sedado e, em seguida, o eletrocutam. O objetivo é estimular a ereção e a ejaculação. No decorrer deste procedimento descobriram uma lesão localizada no órgão genital do macho (ferimento ocasionado provavelmente por causa de uma briga com outro macho). Alguns exames foram realizados para saber se mesmo com essa ferida o sêmen seria ou não viável. Após a confirmação da funcionalidade, o procedimento da fertilização artificial teve continuidade. A fertilização ocorreu no fim do mês de maio e após o processo, exames confirmaram a existência de ovos. No último experimento, a fêmea chegou a colocar 89 ovos, mas, infelizmente, todos eram estéreis.

Toda essa dificuldade se dá pelo fato do sistema reprodutor das tartarugas ser muito complexo (composto de tentáculos e apêndices) e da pouca informação que os pesquisadores têm sobre o mesmo. Caso os experimentos não tenham sucesso, teremos mais uma espécie entrando na lista de animais extintos.

swinhoe

Fontes: g1/revistagalileu/uol  Imagens: britishcheloniagroup/uol