Conheça o caso de uma mulher que morre de medo de frutas!

Relato

“Eu estava participando de uma corrida de rua com uma amiga, há dois anos, com a cabeça em outro lugar. Durante todo o percurso, só pensava no que estaria me esperando na reta final da prova. Nessas corridas, os organizadores distribuem água, isotônicos e frutas para os participantes. Frutas. Era esse o meu problema. Fui chegando ao fim da prova e notei que os outros corredores estavam se afunilando para receber os suplementos. Quando me dei conta, já estava cercada de pessoas comendo maçãs e bananas. Foi desesperador! Em pânico, comecei a chorar. Sentia meu estômago inteiro revirado, achei que ia morrer! Pedi pra minha amiga me tirar dali o mais rápido possível. Ela não acreditou que eu estava fazendo tudo aquilo por causa de algumas frutas. Ninguém acredita Pesquisei muito na internet sobre minha fobia. Na época do Orkut, até fazia parte de uma comunidade com várias outras pessoas que tinham essa aversão a frutas. E o conselho de todo mundo era enfrentar meu medo: ver, cheirar, encostar e até comer frutas para superar o trauma. Imagina só se vou conseguir? Fico arrepiada só de pensar. É por isso que até hoje não procurei ajuda psicológica. Acho que ainda não estou pronta para lutar contra esse distúrbio e nem sei se um dia estarei. “ – Carolina F. Barbosa, 33 anos, designer, São Paulo, SP  (texto do uol)

Esse medo recebe o nome de carpofobia. As pessoas que tem essa fobia evitam qualquer contato e por vezes até mesmo olhar para qualquer tipo de fruta. Essas pessoas tem problemas para frequentar feiras, supermercados e qualquer lugar que as frutas estejam. Caso aja algum tipo de contato manual ou visual, elas sentem ânsia, enjoo e ficam extremamente irritadas com as pessoas a sua volta.

Os relatos são de que a fobia surge ainda quando se é criança, apesar de as mães teimarem que quando bebês as pessoas com carpofobia comiam frutas normalmente. As fobias podem ser genéticas ou ter relação com algum episódio traumático do passado. Um transtorno de ansiedade também pode ser uma causa das fobias. Portanto procurar um psiquiatra para saber a causa é sempre a primeira medida a se tomar.

Esse medo recebe o nome de carpofobia. As pessoas que tem essa fobia evitam qualquer contato e por vezes até mesmo olhar para qualquer tipo de fruta. Foto: papodibuteco

As pessoas com carpofobia normalmente conseguem proteínas e carboidratos de outros alimentos. O problema é a falta de vitaminas e minerais. A não ingestão de frutas pode causar queda de cabelo, falta de energia e maior propensão a doenças, como gripes e resfriados. Mas o principal problema enfrentado por essas pessoas é a falta de aceitação por parte da sociedade, amigos e da família. Quem não possui a fobia não consegue acreditar e aceitar os sintomas que as pessoas com fobia sentem, e algumas vezes até tratam as reclamações dos portadores da fobia com desdém.

Frutas-vivas-8
As pessoas com carpofobia normalmente conseguem proteínas e carboidratos de outros alimentos. O problema é a falta de vitaminas e minerais. Foto: pedrobuiu
Fonte: soumaiseu e harpersbazaar