Este “sapo” indiano de aparência bizarra é diferente de tudo que você já viu!


Este anfíbio ao mesmo tempo que parece fofo assusta pelo seu aspecto bizarro. Trata-se de um anfíbio anuro cientificamente conhecido Nasikabatrachus sahyandrensis descrito na família dos Sooglossídeos, conhecido popularmente como rã-roxa-indiana. É um anfíbio bastante recente tendo só sido descoberto em 2003.

Neste bicho, nada assusta mais que seu aspecto diferente. Além de apresentar a coloração roxa, possui uma forma arredondada e inchada, ao contrário das restantes espécies de rãs. As suas patas são curtas e especializadas em escavar o solo.

A rã-roxa-indiana é encontrada nas florestas da região de Kerala, no sul da Índia. Mas são difíceis de serem vistos porque passam vários meses do ano enterrados, onde podem perfurar até 8 metros de profundidade, onde permanecem até mesmo para comer, se alimentando de pequenos invertebrados do solo. Eles são saem do chão para acasalar.

9425633_orig


Purple-frog-in-grass

nasikabatrachus

Fonte: Purple_frog/fciencias
Imagens: thebiologistapprentice/bioweb/arkive

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.