Mulher

Garotas que nunca tiveram relação podem usar absorventes internos?

Uma garota virgem pode usar absorvente interno

Garotas que nunca tiveram relação podem usar absorventes internos?
4.1 (82.5%) 8 votes

O absorvente interno, assim como os outros absorventes é usado para absorver o fluxo da menstruação. Existem diversos modelos e marcas com tamanhos diferentes e até mesmo aqueles em tamanhos mínimos. A maior dúvida, principalmente das adolescentes, é se uma menina virgem pode usar este tipo de absorvente.

O absorvente interno é feito de algodão e tem um formato cilíndrico. Esse formato não é por acaso, como o próprio nome já diz ele é usado interno ao corpo. Tal formato é justamente para facilitar a inserção dele dentro do canal genital e é por esse motivo que muitas pessoas dizem que moças não podem usá-lo, pois nesse caso pode romper o hímen o que para algumas pessoas significa perder a castidade.

O hímen é uma membrana bem fininha que fica na entrada da canal genital e se rompe, geralmente, com a primeira relação. Mas isso não é uma regra já que a membrana é muito fina e pode se romper por outros motivos como andar de bicicleta, a cavalo ou fazendo ginastica. O hímen não representa a integridade das mulheres, não é porque o hímen se rompeu antes da primeira relação que a mulher perdeu a vιrgindade, podemos dizer que,  as mulheres deixam de ser castas apenas quando temos nossa primeira relação, assim como os homens. Mas será que uma garota virgem pode usar?




Normalmente o hímen tem o diâmetro de tamanho suficiente para a inserção do absorvente interno sem que se rompa, mas como são diferentes em tamanhos e formatos pode acontecer de se romper com o uso do absorvente interno.

Biologicamente falando, o absorvente interno não tem nenhuma contra indicação para  uma garota virgem. No entanto, é preciso prestar atenção nos tamanhos, nestes casos, uma garota que ainda tem hímen deve optar por usar um absorvente de menor diâmetro (tamanho P). Os tamanhos M e G não são recomendáveis para meninas que ainda tem o hímen intacto.

O absorvente interno pode facilitar e muito a vida de algumas mulheres, por exemplo, as que praticam natação já que não precisam parar o esporte no período menstrual.

O absorvente interno precisa de alguns cuidados a mais que o externo. Ele pode causar a Síndrome do choque tóxico (SCT), é raro acontecer mas é uma síndrome em potencial quando  tampões internos, portanto deve-se evitar usá-lo por mais de 6 horas. É recomendado sempre lavar as mãos antes de colocá-lo e caso for dormir com ele atentar para o tempo de uso. Em caso de começar a iniciar o uso é bom procurar um ginecologista. Ele irá tirar possíveis dúvidas e saber se o seu hímen permite o uso sem que se rompa, embora isso com certeza não vá tirar sua vιrgindade,.



FONTES: TEENHEALTHSEXETC/BOLSADEMULHE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo