“Tive relação pela primeira vez com meu namorado e não sangrou.” Veja que, de acordo com o tipo de hímen, não sangra mesmo!

18181
Primeira vez: Minha primeira vez não sangrou. Isso é normal

 “Tive relação com meu namorado pela primeira vez e não tive sangramento. Era minha primeira vez e não sangrou nada. É normal acontecer assim? Meu namorado ficou desconfiado e estou muito aborrecida por isso. É obrigatório o sangramento?” (Anônimo)

Na primeira vez de uma garota, muitas dúvidas surgem a respeito de vários assuntos. Perguntas como: Vou sentir dor? Posso ficar grávida? Posso pegar uma DST (doença sexualmente transmissível)? Além de todas essas questões, existe a expectativa por esse momento, que pode tornar as coisas bem mais difíceis. Porém, casos como o que você relatou em sua pergunta são extremamente normais.

Por que pode sangrar na primeira vez?

O que causa o sangramento na primeira relação sexual é uma pele fininha, que fica na entrada da do genital feminino e se chama hímen. Em boa parte das mulheres, ele se rompe na primeira relação sexual, mas isso não é uma regra! Isso acontece, porque o hímen pode ter sido rompido de forma que os vasinhos de sangue não tenham sido atingidos ou simplesmente porque algumas meninas têm tipos de hímens que não se rompem nas primeiras relações sexuais. Algumas sangram na primeira, outras na segunda e outras ainda, nunca sangram.

Os médicos dizem que o hímen pode apresentar vários formatos e vários níveis de elasticidade, existem alguns que são como uma borda, com uma passagem no meio. Outros, como uma redinha, com pequenos buraquinhos. A elasticidade é um fator de extrema importância, pois hímens que tem pouca elasticidade tendem a se romper na primeira vez, outros, mais elásticos – chamados complacentes- permitem a passagem do genital masculino, e só romperão depois. Não se preocupe, se o hímen não romper, nada vai acontecer, ele continuará lá e pode se romper um dia. Leia o texto:  Qual a função biológica do hímen?

Tenha uma conversa franca e honesta com seu parceiro. Explique a situação, como foi relatada aqui. Caso tenha mais dúvidas, procure um ginecologista, já que em consultório médico é possível visualizar o hímen e verificar o seu formato.

Primeira vez: " Minha primeira vez não sangrou. Isso é normal? "
Tipos de hímen. O mais comum é o anular, que, como o nome diz, tem formato de anel – o furo no meio permite a passagem da menstruação. O hímen septado tem uma pele no meio do furo e é mais resistente. Há ainda o hímen cribiforme, que contém vários buraquinhos que deixam passar a menstruação, e é ainda mais resistente. O hímen que já foi rompido é chamado Intróito. Foto: Reprodução/minhamae
Fonte: g1 e folha