Por que os cães lambem nosso rosto em momentos de alegria?


“Já tem um tempo que acompanho o Diário de Biologia e tenho uma dúvida: Por que os cães lambem diretamente nosso rosto em um momento de alegria? Por que não lambem outras partes do corpo ou simplesmente não lambem?” Mileide Riso

Mileide, existe coisa mais gostosa do que receber amor e carinho em forma de lambidas ao chegar em casa após um longo dia de trabalho? Após conseguir limpar toda a baba, você pode se perguntar o porquê o seu cachorro lambe o seu rosto. A resposta para essa pergunta pode ser bastante variada.

Quando você chega em casa e o cão lambe seu rosto, ele está tentando descobrir onde você esteve e o que andou fazendo. A língua dos cães desempenha um papel importante na análise de aromas e o seu rosto é uma fonte importante de informações. Suas atividades e seu estado geral de saúde pode ser percebido pela pele e através das suas glândulas sudoríparas. Feromônios humanos são encontrados em concentrações elevadas no peito e na face, especialmente no lábio superior humano. O cão pode usar isso para alterar o próprio comportamento. Isso explica porque alguns cães inteligentes após perceber que o dono está doente, ficam menos ativos e tentam permanecer ao seu lado para fornecer conforto.


Os cães também conseguem através das lambidas no seu rosto saber o que você comeu e se esteve com outros animais. Além disso os sais deixados em sua pele pelo suor e algum resíduo de comida serão cuidadosamente retirados (ou não) pelo seu cãozinho.

cao-cachorro-adestramento-caociente-lambendo-516x2501
Quando você chega em casa e o cão lambe seu rosto, ele está tentando descobrir onde você esteve e o que andou fazendo. Foto: pethouseshow

Por fim as lambidas em geral são inerentes ao comportamento dos cachorros. Eles lambem para expressar felicidade, alegria, afeto e submissão. Naturalmente os cães submissos lambem o focinho de cães alfa e filhotinhos lambem o focinho da mãe quando querem comida. Portanto quando um cão te lambe em qualquer lugar, ele quer mostrar que você é quem manda e que quer te agradar.

Eles lambem para expressar felicidade, alegria, afeto e submissão. Naturalmente os cães submissos lambem o focinho de cães alfa e filhotinhos lambem o focinho da mãe quando querem comida. Foto: cachorrosfofos
Eles lambem para expressar felicidade, alegria, afeto e submissão. Naturalmente os cães submissos lambem o focinho de cães alfa e filhotinhos lambem o focinho da mãe quando querem comida. Foto: cachorrosfofos

Fonte: docsetoolspedigree


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.