Neurocientista cria colete que promete fazer surdos “escutarem”!

1042

Você já imaginou uma pessoa surda poder “ouvir”? Ou saber informações da internet sem necessidade de um computador? Pois essa realidade já está ao nosso alcance. O neurocientista David Eagleman criou um colete que promete ser nosso sexto sentido e será muito útil para pessoas surdas e para todos aqueles que desejarem “sentir” informações.

Esse colete é na verdade uma jaqueta sem mangas e se chama “VEST” (palavra em inglês que quer dizer colete), especificamente abreviado pela seguinte expressão “variable extra-sensory transducer” que traduzindo seria exatamente: “transdutor extra-sensorial variável”, como se fosse uma máquina que traduz o que é escrito e falado em movimentos sensoriais. Esse colete possui circuitos nas costas que transmitem dados através de vibrações, sendo basicamente responsável pelas informações recebidas.

O VEST foi apresentado pelo neurocientista na conferência de TED em Vancouver, e permitirá que pessoas possam sentir o que está acontecendo na internet sem olhar para um computador. David afirmou que o colete tem múltiplas funções e pode ser adaptado para qualquer usuário que queira “sentir” informações. Mas como ele funciona exatamente? O VEST foi projetado para sincronizar informações de computadores, tablets e outros e converter as informações faladas, cotações ou outras informações que possam ser digitadas em vibrações específicas que serão sentidas pelo usuário no momento da transmissão. De acordo com David ao invés de ter acesso às informações, os usuários poderão “vivê-las” e sentir cada vibração correspondente! Ele destacou que os surdos poderão ouvir palavras faladas através de vibrações foneticamente específicas que podem ser compreendidas de forma semelhante ao sistema Braille que é utilizado pelos cegos. Tudo terá um padrão e poderá ser apreendido pelo usuário facilmente ao longo da prática e uso do colete.

ted2015_031715_1dd9031
O neurocientista David Eagleman criou um colete que promete ser nosso sexto sentido e será muito útil para pessoas surdas e para todos aqueles que desejarem “sentir” informações. Foto: ideas

O neurocientista acredita que o VEST pode revolucionar a sociedade, uma vez que trará para as pessoas um sexto sentido capaz de captar informações não só sensoriais como informações da internet para os usuários sem computador, bastando ter acesso a uma rede sem fio “wireless”. O colete custará em média mil dólares e poderá ficar pronto em até um ano. Muitas empresas estão interessadas em suas funções e o neurocientista garante que seu multiuso trará benefícios para toda população, principalmente para aqueles que estão restritos a algumas sensações, como o de ouvir ou enxergar.

Portanto, se preparem para sentir e “viver” tudo o que acontece pela internet, assim teremos economia do nosso tempo diário, ao invés de ficarmos horas no computador, poderemos sentir o que se passa apenas com vibrações em tempo real, incrível!

article-doc-176hw-6X8BP8Rfq-HSK1-745_634x475
O neurocientista acredita que o VEST pode revolucionar a sociedade, uma vez que trará para as pessoas um sexto sentido capaz de captar informações não só sensoriais como informações da internet para os usuários sem computador, bastando ter acesso a uma rede sem fio “wireless”. Foto: dailymail

Fonte: dailymail e ted