Como engravidar de gêmeos? dicas para aumentar suas chances de ter filhos gêmeos

Como engravidar de gêmeos? Dicas baseadas em estudos científicos

Como engravidar de gêmeos? É verdade. Muitos casais cultivam a esperança de terem filhos gêmeos. Ainda que nascimentos múltiplos ocorram em 3% de todas as gravidezes nos Estados Unidos anualmente.

Especialistas afirmam que há alguns passos que mulheres podem tomar para aumentar suas chances de terem gêmeos. Estudos garantem que dieta, etnia, genética e estilo de vida têm um papel importante no aumento das chances de  engravidar de gêmeos.

Aliás, muitos acreditam que depende da sorte, outros afirmam que ter filhos gêmeos depende da genética. Porém, apesar de parecer pura obra do acaso, muitos pais de gêmeos disseram que alguns fatores podem ter contribuído para a concepção múltipla.

Alguns fatos não são cientificamente comprovados. Contudo, se formou reunir literatura que fala sobre formas de como engravidar de gêmeos, encontramos algum consenso. Então,  não custa tentar, não é mesmo? Aliás muitas dessas dicas podem ajudar em como engravidar rápido, também.

Todas as informações dadas abaixo tem cunho científico e foram comprovadas por meio de estudos. No final do texto, você encontrará links e poderá ler e confirmar todos os artigos científicos (em inglês)  aqui citados. Abaixo, veja algumas excelentes dicas de como engravidar de gêmeos:

Engravidar de gêmeos: veja seu histórico

1. Ter histórico de gêmeos na família

Se você tiver mãe, irmão, irmã, tio ou primos gêmeos, você poderá ter também. Algumas vezes, a gravidez múltipla é hereditária. Neste caso, falamos da gestação de gêmeos que não sejam univitelinos.

Então, se sua mãe ou avó materna teve gêmeos fraternos (bivitelinos), as chances são maiores. Dessa forma,  você pode ter herdado o gene da hiperovulação. Isso, a saber, aumenta a chance de conceber 2 ou mais de uma única vez.

2. Ter passado por outras gravidezes

Essa também é uma forma de como engravidar de gêmeos. Isso porque, estudos relacionados mostram que mulheres com 4 ou mais gravidezes aumentam dramaticamente suas probabilidades de engravidarem de gêmeos.

De fato, parece que o corpo se prepara para ter gêmeos após reconhecer que “você pode suportar”. Muitas famílias que tiveram mais de doze crianças demonstram números gradativamente maiores de gêmeos de acordo com as constantes gravidezes.

3. Ter descendência africana

Outro ponto positivo. As mulheres descendentes africanas e europeias têm maiores chances de engravidar de gêmeos. As hispânicas e asiáticas têm menores chances.

Um estudo publicado na revista online PLoS ONE [1], revelou que África Central obtém o recorde de maior taxa de natalidade de gêmeos. Enquanto a Ásia e a América Latina têm taxas de geminação muito mais baixas, de acordo com o banco de dados global de gêmeos.

Veja suas oportunidades de engravidar de gêmeos

1. Se você tem mais de 38 anos

Nesta idade, suas chances são pelo menos 7% maiores.  Um estudo publicado na revista Acta geneticae medicae et gemellologiae de Cambrige [2] ,  revelou que mulheres mais velhas têm chances menores de ficarem grávidas. Porém, se ficarem, a probabilidade de elas conceberem gêmeos é maior.

Quanto mais velha você for, mais provavelmente terá gêmeos. Assim, dos 38 aos 45 anos sua chance fica maior – cerca de 7%. Aos 45, suas chances são de, até, 17%. Isso porque quando o organismo percebe que a mulher está envelhecendo, passa a liberar mais óvulos. Porém, os riscos também aumentam, pois mamães mais velhas tem maior risco de aborto e problemas gestacionais.

2. Estar com sobrepeso

Na verdade, estar gordinha não é bom, mas se você quer ter filhos gêmeos, pode ser uma vantagem. Um estudo publicado na Faculdade Americana de Ginecologia e Obstetrícia [6] relaciona o crescimento de gestações múltiplas com maiores taxas de obesidade.

A pesquisa descobriu que mulheres com ICM a partir de 30 tiveram mais gêmeos do que as outras. A pesquisa mostrou, portanto, que as mulheres acima do peso tem mais chances de ter gêmeos.

De qualquer forma, esta não parece ser uma recomendação interessante. Uma vez que mulheres obesas tem mais chances de desenvolverem ovários policísticos, e isso prejudica a ovulação.

3. Você é uma mulher alta?

Olha que boa chance para você! Um estudo publicado no Journal of Reproductive Medicine [3] revelou que mulheres mais altas têm taxas mais altas de gravidezes múltiplas. os autores disseram, ent”ao,  que  as mulheres mais altas têm mais de um fator de crescimento semelhante à insulina.

Esse fator, já é comprovadamente associado à taxa de gêmeos  Assim, este fator de crescimento  é uma proteína liberada pelo fígado em resposta a hormônios de crescimento. Ele, decerto, aumenta a sensibilidade dos ovários ao hormônio folículo-estimulante, aumentando assim a ovulação .

O que você anda comendo?

1. Mandioca (aipim) diariamente

Comer mandioca todos os dias também parece ser uma maneira de como engravidar de gêmeos. Ninguém sabe realmente o porquê, mas a tribo Yoruba no oeste da África tem a maior taxa de gêmeos no mundo.

Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynaecology   [4] concluiu que a dieta das mães era a causa, que era rica em mandioca. A casca dela contém um componente químico que induz a ovulação.

Além disso, um estudo feito em 2006 descobriu que as mulheres que consomem mandioca (aipim) diariamente tem 5 vezes mais chance de ter gêmeos.

2. Beba muito leite e derivados

Sim, o estudo publicado no The Journal of Reproductive  Medicine [3] sugere, também, que mulheres que consomem leite e seus derivados diariamente tem mais chances de ter filhos gêmeos.

O estudo comprovou que mulheres veganas que excluem totalmente os laticínios da dieta tem suas chances cinco vezes menores de conceber filhos gêmeos. Então beba mais leite se quiser ter dois ou mais bebês ao mesmo tempo.

3. Ácido fólico sempre

Pessoas pouco nutridas têm menores chances de conceberem gêmeos. Todas as vitaminas são boas, mas suplementos de ácido fólico aumentarão suas chances. Foi o que revelou um estudo publicado na revista Paediatric Perinatal Epidemiology[5] .

Ao que parece, a suplementação de ácido fólico aumenta em 4,2% as chances de uma mulher conceber gêmeos. Comece a comer alimentos ricos em ácido fólico agora mesmo, como brócolis, por exemplo.

Estratégias hormonais ajuda engravidar de gêmeos

1. Engravide enquanto ainda amamenta 

Não é impossível engravidar enquanto se está amamentando, pois o processo de amamentação impede a mulher de ovular. Na verdade, uma grande quantidade de mães de gêmeos discordam desta ideia.

Uma pesquisa sugere a teoria de que a chance de múltiplos é maior quando a mulher engravida durante a amamentação. Por exemplo, o Dr. Gary Steinman, autor de dois dos estudos citados acima, afirma que a mulher que engravida durante a amamentação tem 9 vezes mais chances de ter gêmeos do que a que não está amamentando.

2. Engravide tomando anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais costumam evitar gravidez com 99.9% de sucesso. Porém, esse 0.01% pode resultar em uma dupla maternidade. Às vezes a gravidez acontece quando a pílula não é tomada corretamente durante o ciclo.

Em outros casos, a mistura hormonal de um medicamento em particular anula o efeito do anticoncepcional. Neste caso, isso pode, ao mesmo tempo, ocasionar uma hiperovulação, aumentando a chance de múltiplos. Conforme o estudo publicado no  Journal Epidemiololgy Community Health [7] as chances são de gêmeos univitelinos (idênticos).

  Artigos científicos: PLoS ONE [1]  Acta gen. med. et gem.  [2]  Journal of Rep. Med.[3]   Paed. Per. Epid.[5]  Fac.Am.  Gin. Obst. [6] Journal Epidemiololgy Community Health [7]