É possível saber se estou grávida antes da menstruação atrasar?

18093
Sintomas de gravidez no início, antes do atraso de menstruação

“ Como saber se estou grávida? Quais são os sintomas de gravidez no início, antes do atraso de menstruação? Isso é possível?” (Cíntia Fonseca) ………. “Tive relações sem camisinha e estou com muito medo de ter ficado grávida. É possível saber se está grávida antes do atraso menstrual”? (Angélica B.)

Cíntia e Angélica, embora não se fale muito nisso, muitas mulheres tem essa vontade de saber se estão grávidas mesmo antes do atraso da menstruação. Algumas por ansiedade e outras por preocupação.  Todas as mulheres com vida sexual ativa, costumam se preocupar quando a menstruação dá sinais 1 ou 2 dias depois da data. Mesmo sabendo que este atraso pode não significar gravidez, muitas mulher ficam alertas com a evidência.

O ciclo menstrual pode sofrer diversas oscilações seja pelo uso irregular da pílula, como mudanças hormonais normais do metabolismo. Mas não tem jeito! Toda vez que acontece um atraso de menstruação, todas correm para fazer algum teste de gravidez apenas para checagem.

Mas será que é mesmo preciso esperar o ciclo menstrual atrasar para poder realizar algum tipo de teste? Se  você teve uma relação e gostaria de o mais cedo possível saber se está grávida, é possível? Depois de quanto tempo após a relação você já consegue ter alguma ideia se está grávida? Existem sintomas de gravidez nos primeiros dias da fecundação?

Bem, os testes de gravidez antes da menstruação não são 100% confiáveis. Por isso, o ideal mesmo é esperar o atraso no ciclo menstrual para checar a gravidez através de exames. Contudo, após a relação sexual, cerca de uma semana depois já é aceitável detectar uma possível gravidez com exame de sangue Beta HCG, ou até mesmo teste de gravidez de farmácia que sejam mais sensíveis, de preferência os de 50 IU/l de hCG.

Mas, a verdade é que não existe como ter uma certeza o resultado, até porque os sintomas de gravidez não são tão evidentes logo nos primeiros dias, o que dificulta uma diagnóstico mais acertado. O que pode ser feito, é adquirir um teste de gravidez mais sensível (que é mais caro, lógico!). Para saber a melhor marca, pergunte ao farmacêutico qual o melhor teste para tentar detectar uma gravidez o quanto antes.

Assim, a melhor coisa é esperar o atraso de menstruação. Só com o atraso menstrual é que o tempo passou de forma esperada e o exame, mesmo de farmácia, irá detectar o resultado verdadeiro. Não dá para assegurar se uma gravidez aconteceu antes do atraso no ciclo com uma confiabilidade adequada, mas nos casos onde a sua ansiedade estiver muito grande não custa realizar os exames. Se der positivo você tem chances de você estar grávida, se der negativo ainda sim você tem chances de estar grávida, mas menores.

 

Fonte: webmd