Atenção: uma pessoa com febre nunca deve tomar banho frio. Entenda porquê!

Banho frio: uma pessoa com febre nunca deve tomar banho frio

Minha pergunta é sobre tomar banho frio quando estamos com febre. Tem algum problema ou benefício? Pode realmente baixar a febre? [Rebeca Carneiro]

Olá Rebeca. Ao contrário do que muitos dizem, o banho frio não é recomendado quando se está com febre. Ele diminui a temperatura da pele, enganando os receptores de temperatura e fazendo o corpo pensar que a “febre programada” por ele não foi atingida.

Isso os leva a enviar ao cérebro um sinal para voltar a aumentar a temperatura do corpo. Algumas vezes, pode provocar uma febre “rebote”, mais alta do que o inicial, já que você adiciona uma temperatura ainda maior a que já estava alta. Além disso o banho muito gelado pode levar a um aumento da frequência cardíaca, que já está elevada por causa da febre.

O ideal é sempre o banho morno. Coma a água morna e um banho de três a cinco minutos, irá acontecer uma troca de calor entre o corpo e a água, fazendo com que o corpo fique numa temperatura agradável. Além disso ocorrerá um relaxamento natural e uma sensação de bem estar.

Existem outros mitos relacionados ao tratamento febril. A utilização de álcool para abaixar a temperatura é um deles. Ao evaporar, o álcool causa uma sensação de rápido resfriamento da pele, como uma brisa fresca. Mas, na realidade, essa mudança provoca o efeito contrário: a queda repentina da temperatura faz com que o organismo da pessoa entenda que é preciso elevá-la, assim como no banho gelado. Se for uma criança, ela poderá sofrer intoxicação ao aspirar o álcool ou absorvê-lo pela pele.

Funcionam realmente como meio de ajudar a combater a febre uma boa hidratação, uma alimentação adequada, repouso e a utilização de roupas confortáveis. A ajuda de um médico que receite o remédio adequado também irá colaborar para que a febre vá embora o quanto antes.

Fontes: minhavida e cold-showers