Bebê mais negro do mundo. Verdade ou mentira?

“Gostaria de saber se você pode escrever alguma matéria sobre o bebe mais escuro do mundo ? (Edilaine Santos)

Edilaine, toda Web está alvoroçada com a foto de um bebê supostamente nascido na África do Sul que parece ter nascido com a pele muito escura (muito escura mesmo!),  e, de acordo com todas as fontes, este seria o bebê mais escuro do mundo.

Bem, sempre procuramos dizer aqui no Diário de Biologia, que quando notícias tão extraordinárias surgem na internet e principalmente nas redes sociais é bom desconfiar. É imprescindível verificar quantas imagens em diferentes posições existem sobre o fato (já que é tão inusitado), se existem vídeos e se os grandes e sérios portais do mundo inteiro estão divulgando a notícia. O fato é que neste caso do bebê mais negro do mundo, não existe nada além de uma única imagem do bebê, não existe vídeo e os grandes portais de notícias não noticiaram o fato, o que é muito estranho, já que supostamente acaba de nascer o bebê mais negro de toda história!

Ainda existem duas boas razões para que o bebê, que parece recém nascido, seja mais o “viral fake”: O bebê apresenta uma pele fosca, sem o brilho que o ser humano tem na pele, que é naturalmente um resultado do metabolismo e da produção de substâncias pelas glândulas da pele. Este bebê tem pele de boneca e de longe parece com a textura de uma pele humana. A segunda razão para esquecermos essa notícia é que o bebê não possui a esclera dos olhos (a parte branca)  e sua íris parece ocupar totalmente o olho, ou seja tem um tamanho anormal de uma íris  de um ser humano.

É provável que este “bebê” seja uma escultura de algum artista plástico, apenas um boneco pintado de preto, ou talvez uma manipulação digital.

É provável que este “bebê” seja uma escultura de algum artista plástico, apenas um boneco pintado de preto, ou talvez uma manipulação digital. Foto: Reprodução liveleak

Esta imagem aparece nas mesmas reprotagens dizendo que o bebê cresceu e que agora está assim. Para mim, esta criança que aparece nesta imagem com um homem branco não é o mesmo bebê. Foto: Reprodução/liveleak

Fonte: Liveleak thehealthsite  Imagens: Liveleak/