Você vai ficar impressionado: 16 lagartas antes e depois da metamorfose!

Lepidoptera (Lepidópteros) é uma ordem de insetos muito diversificada, que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal ou mariposas no Brasil. O grupo inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros é holometabólico e engloba quatro etapas: ovo, larva ( lagarta), pupa  e imago (a fase adulta).

Existe boa diversidade de formas e comportamentos dentre os lepidópteros. É comum em varias especies o uso de aposematismo, mimetismo e camuflagem (tanto na fase adulta quanta na larval) como meios de defesa contra predadores. Algumas também apresentam toxinas no corpo, sendo que no caso de algumas lagartas esta pode ser “injetada” em seus atacantes por meio de cerdas que o animal possui no dorso.

1- Acharia stimulea
ACHARIA-SIMULEA
Acharia stimulea é uma mariposa da família Limacodidae, mais conhecida por sua fase de crescimento larval que apresenta padrões de cores brilhantes distintas e ainda espinhos urticantes venenosos.
2- Acraga coa
ACRAGA-COA
A Acraga coa tem uma fase larval sensacional e tem sido chamada de “Jewel Catterpillar” (“lagarta-preciosa”) . Nesta fase de vida, este inseto assemelha-se a uma lesma com uma cor bastante peculiar, apresenta múltiplos glóbulos em forma de cone sobre o dorso que parecem vidro. Esta “carapaça” é gelatinosa e ajuda a defender a lagarta contra o ataque de predadores, como as formigas.
3- Apatelodes torrefacta
APATELODES-TOREFACTA
Apatelodes torrefacta é uma espécie de mariposa da família Bombycidae, muito comum na América do Norte.
4- Attacus atlas
ATTACUS-ATLAS
A mariposa-atlas ou atlas-gigante (Attacus atlas) é uma mariposa de grandes dimensões da família Saturniidae, encontrada nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia.
5- Automeris io
AUTOMERIS-IO
Automeris io é um das mariposas mais famosas que existem, por causa de suas manchas imitando olhos nas asas posteriores. Também é famosa pela lagarta que possui espinhos altamente tóxicos que resultam em lesões muito doloridas na nossa pele.
6- Battus philenor
BATTUS-PHILENOR
Battus philenor é uma espécie conhecida como borboleta andorinha, encontrada, principalmente, na América do Norte e América Central . As lagartas pretas ou vermelhas se alimentam de plantas conhecidas como erva-bicha, enquanto os adultos se alimentam no néctar de uma variedade de flores.
7- Hyalophora cecropia
cecropia
A mariposa Cecropia (Hyalophora cecropia) é a maior mariposa da América do Norte pertencente à família Saturniidae. O larvas destas mariposas são mais comumente encontrados em árvores de bordo , mas eles têm sido conhecidos para se alimentar de cerejeira e bétula árvores entre muitos outros.
8-  Isa textula
ISA-TEXTULA
Isa textula é uma mariposa da família Limacodidae. As larvas alimentam nas folhas de diversas árvores, mas principalmente carvalho e cerejeira. São lagartas verde pálido e achatadas e têm lóbulos com espinhos urticantes e pelos urticantes adicionais que se estendem até a parte de trás.
9- Isochaetes beutenmuelleri
 Isochaetes beutenmuelleri também é uma mariposa da família Limacodidae família encontrada na América do Norte. Sua pupa costuma ser quase transparente, e coberto de pelos espinhososcom toxinas que pode causar dermatites.
Isochaetes beutenmuelleri também é uma mariposa da família Limacodidae família encontrada na América do Norte. Sua pupa costuma ser quase transparente, e coberto de pelos espinhososcom toxinas que pode causar dermatites.
10-  Megalopyge opercularis
MEGALOPYGE-OPERCULARIS
Megalopyge opercularis é visualmente impressionante em as larvas e formas adultas. As larvas e os adultos são cobertos por centenas de milhares de cerdas super finas que parecem cabelos. Nas lagartas esses “pelos” são extremamente tóxicos e podem causar queimaduras graves na pele.
11- Morpho peleides
MORPHO-PELEIDES
A Morpho peleides é classificada na família Nymphalidae, e vive nas florestas tropicais da América central e da América do Sul: Brasil, Costa Rica, Guiana e Venezuela mas também no México. A aparência do adulto é reconhecível por um conspícuo e iridescente azul-metálico originado não por pigmentação mas sim pela reflexão da luz de um modo particular.
12- Papilio polyxenes
PAPILIO-POXYLENES
Papilio polyxenes pertencente à família Papilionidae foi nomeada após a figura na mitologia grega , Polyxena, que era a filha mais nova do rei Príamo de Tróia. Tanto o adulto quanto a larva são de uma beleza exuberante!
13- Papilio troilus
PAPILIO-TROILUS
Papilio troilus também pertence à família Papilionidae muito conhecida na América do Norte. Tem duas subespécies, Papilio troilus troilus e Papilio troilus ilioneus.
14- Phobetron pithecium
PHOBETRON-PITHECIUM
A lagarta da Phobetron pithecium é às vezes chamada lagarta macaco, que parece um nome apropriado, quando você vê o que parece. É difícil acreditar que isto é mesmo uma lagarta. A lagarta macaco pode ser identificada de imediato pelos seus “braços” peludos, que às vezes caem. A lagarta parece fofinha mas é realmente coberto de cerdas urticantes minúsculas.
15- Polyura sempronius
POLYURA-SEMPRONIUS
A cabeça da lagarta de Polyura sempronius é assustadora, mas é inofensiva e não oferece qualquer risco. Esta espécie pertence à família Nymphalidae.
16- Syssphinx hubbardi
SPHINGICAMPA-HUBBARDI
Syssphinx hubbardi é uma espécie de mariposa no Saturniidae da família, encontrada principalmente no México e no sul dos Estados Unidos.

Fonte: labioguia