Conhecido como “Besouro Titan”, o Titanus giganteus não é apenas um inseto grande, ele é o maior besouro do mundo, na qual um adulto, pode facilmente chegar a medir 15 centímetros, mas já existem registros desta espécie com 20 centímetros. Ele também está entre os maiores e mais pesados insetos já conhecidos pelos entomólogos.
Ele possui antenas muito longas e costuma-se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira, apesar disso, é considerado um inseto inofensivo para seres humanos. Isso acontece por que esta família de besouros chamada “Cerambycidae” (cujas espécies são conhecidas popularmente como “serra-paus”) se utiliza dessas grandes mandíbulas para cortarem galhos de árvores onde as fêmeas depositam os seus ovos.
Especialistas dizem que os indivíduos adultos não se alimentam e vivem às custas de reservas de energia acumuladas durante sua fase larval. As larvas não são encontradas facilmente, mas os pesquisadores garantem que possam ser tão robustas quanto os adultos.
Os adultos são tão grandes e pesados que não podem voar partindo do chão. Quando precisam alçar voo, sobem em alguma árvore de onde partem para um voo curto e desajeitado. As fêmeas do nunca são vistas, isso porque, elas esperam que os machos as encontrem para acasalar e ficar quietas escondidas e por causa disso, seus ovos, assim como as larvas são raramente vistos.
Habita florestas tropicais e são besouros bastante vistos na floresta Amazônica. O Titanus também é encontrado Guianas e na Colômbia, com registros mais raros no Equador e no Peru. Infelizmente, existe uma triste estatística a respeito do tráfico destes insetos. Um turista chega a pagar cerca de R$ 1000 por um exemplar adulto vivo.
Fonte: Dailymail