Incrível: Os mosquitos são capazes de pousar e andar sobre a água!

4009

Já não bastava os mosquitos se reproduzirem bastante e nos picarem com tanta frequência, principalmente quando estamos dormindo, já imaginou que eles podem andar sobre a água? Isso mesmo. Os mosquitos possuem essa capacidade extraordinária de não só andar sobre a água, mas ainda decolar e pousar na água sem afundar, mesmo estando em movimento, ou seja, possuem a incrível capacidade de ficar sobre a superfície de qualquer corpo de água, ou seja, rios, lagoas, poças, água parada ou em movimento, sem se quer manter contato com a mesma!

Mas tudo isso tem uma explicação científica e muito simples: o segredo dessa habilidade “divina” está nas suas pernas super flexíveis. O mosquito é formado por três partes distintas: a cabeça, onde estão os olhos, a antena que detectam as substâncias químicas e as partes da boca, que se localizam os palpos e a tromba (que só as fêmeas possuem e que são as únicas que nos picam e que se alimentam de sangue). Apresentam o tórax, onde estão as asas e suas seis pernas. E por fim o abdômen, onde estão os órgãos digestivos e excretores.

O segredo de andar sobre a água está na sua perna alongada, que é dividida em três partes: uma parte conhecida como fêmur, uma tíbia e um tarso. É no tarso alongado que desliza sobre a água que funciona como o “poderoso” repelente de moléculas de água. Nesse tarso encontram-se escamas que ajudam a repelir a água, mas não somente isso! Pesquisadores estudaram fragmentos de pernas de mosquito e mediram sua força que exerciam sobre a água e descobriram que devido sua flexibilidade podem suportar até vinte vezes o peso de um mosquito e que por isso conseguem ficar sobre a água tranquilamente a qualquer momento, mesmo que ela esteja em movimento. Se não bastasse todo esse aparato biológico, os mosquitos ainda podem ajustar o nível de apoio, alterando o ângulo e o impacto que o tarso irá fazer assim que pousar sobre a água, ou seja, permitindo controlar o seu andar, pousar e decolagem sobre qualquer corpo de água em qualquer lugar, sem ao menos manter contato com ela, incrível!

mosquito-da-dengue-ovos
O segredo de andar sobre a água está na sua perna alongada, que é dividida em três partes: uma parte conhecida como fêmur, uma tíbia e um tarso. É no tarso alongado que desliza sobre a água que funciona como o “poderoso” repelente de moléculas de água. Foto: temastop

Os pesquisadores acreditam que essa incrível habilidade e competência poderão ajudar os cientistas a desenvolverem tecnologias baseadas nas pernas de mosquitos que ajudarão os seres humanos a usufruírem dessa incrível façanha de conseguir andar sobre as águas!

20140217125600333464o
Pesquisadores estudaram fragmentos de pernas de mosquito e mediram sua força que exerciam sobre a água e descobriram que devido sua flexibilidade podem suportar até vinte vezes o peso de um mosquito e que por isso conseguem ficar sobre a água tranquilamente a qualquer momento, mesmo que ela esteja em movimento. Foto: sitesuai

 

Fontes: sciencemag e hsw