De uma vez por todas: jantar engorda mesmo?

Aposto que você já ouviu dizer que jantar engorda, que o melhor dormir em jejum. Essa é uma das coisas que perturbam a cabeça de quem quer perder peso. Mas a ilusão de que ficar sem jantar vai ajudar na perda de peso é um grande mito, ou seja, é MENTIRA!

Não é o “jantar” que engorda e sim, o que você come. Os nutricionistas são unanimes em dizer que é preciso se alimentar pelo menos de 3 em 3 horas, totalizando cerca de 5 refeições diárias, todos os dias, inclusive o jantar! Deixar de jantar, é deixar de fazer uma das refeições e quando deixamos de comer passamos um longe período em jejum e nosso corpo entende que estamos passando fome e que é preciso resguardar energia. Então, nosso organismo fica mais inclinado a estocar e economizar gordura. Para isso, reduz drasticamente o metabolismo e na sua próxima refeição, pode ter certeza: o organismo vai cuidar para que tudo seja guardado com fonte de energia.

Quando ficamos um longo período sem comer, ficamos hipoglicêmicos, ou seja, com baixos níveis de açúcar no sangue. Em estados de hipoglicemia ou longos períodos em jejum, há um aumento na produção de grelina, um hormônio ligado ao aumento do apetite, propiciando assim, os famosos ataques à geladeira de madrugada ou então, obrigará você a comer muito mais no café da manhã e no almoço. Além disso, dormir sem comer atrapalha o sono e vai te deixar apático e irritado no dia seguinte.

Agora, é desnecessário dizer que o jantar não deve ser um rodízio de pizza, ou uma feijoada. O ideal é optar por pouca comida, alimentando-se de coisas leves e de fácil digestão. Mas o fato, é que jantar não engorda e ainda ajuda no emagrecimento.

comida
Jantar não engorda, mas é preciso escolher bem o que vai comer. Foto: fdaniel

Fonte: natue