Aquelas pulseirinhas de elásticos para crianças podem fazer mal, sabia?

1934

“Dei para minha filha um kit para fazer pulseirinhas de elástico e agora estão dizendo que faz mal? Isso é verdade? (Ângela Cavalcante)

Famosas entre crianças, adolescentes e até adultos, os kits de montar pulseiras de elásticos coloridos, ou loom bands, são vendidas e produzidas em vários lugares. Portanto, existem muitas versões mais baratas e é nelas onde mora o perigo, Ângela. Para deixar o plástico mais flexível e maleável são usadas substâncias chamadas de ftalatos, conhecidos também por serem cancerígenos.

Os ftalatos são largamente usados por deixarem os produtos mais flexíveis, líquidos, cremosos ou duráveis. Além dos plásticos, estão presentes em materiais para construção, nos cosméticos (de esmaltes a spray de cabelos), suplementos vitamínicos, aparelho ortodôntico, carros, inseticidas e outros.

É claro que na fabricação desses produtos são usadas quantidades consideradas seguras para saúde, pois altas concentrações de ftalatos geram câncer principalmente nos rins, pulmões, fígado, sistema reprodutivo e hormonal. Infelizmente nem todos fabricantes seguem a regra, e foi descoberta alta concentração de ftalatos em pulseiras de elástico falsificadas.

pulseiras_vale
Para deixar o plástico mais flexível e maleável são usadas substâncias chamadas de ftalatos, conhecidos também por serem cancerígenos. Foto: G1

A concentração de ftalatos aceita nos elásticos é de 0,1% e foram encontradas versões falsificadas contendo mais de 50% (CINQUENTA!!). A marca brasileira Estrela foi testada pelo Inmetro, sendo considerada segura. Fica o alerta na hora da compra: tenha certeza de estar levando um produto seguro comprando em lojas reconhecidas.

A concentração de ftalatos aceita nos elásticos é de 0,1% e foram encontradas versões falsificadas contendo mais de 50% (CINQUENTA!!). A marca brasileira Estrela foi testada pelo Inmetro, sendo considerada segura.  Foto:
A concentração de ftalatos aceita nos elásticos é de 0,1% e foram encontradas versões falsificadas contendo mais de 50% (CINQUENTA!!). A marca brasileira Estrela foi testada pelo Inmetro, sendo considerada segura. Foto: pplware

 Fonte: dailymail