Pesquisadores dizem: o que causa o  câncer é o azar


Nem bebida, nem cigarro, nem nenhuma das coisas que estamos acostumados a pensar. Segundo cientistas britânicos o principal fator que causa câncer é a falta de sorte. A pesquisa teve como objetivo principal descobrir porque alguns tecidos humanos tem mais chance de ter câncer do que outros. Os resultados mostraram que dois terços de todos os tipos de câncer analisados são originados de forma aleatória por mutações genéticas, independentemente do estilo de vida levado pelo paciente.

Porém os cientistas ressaltam que um estilo de vida saudável aumenta em muito as chances de uma pessoa não desenvolver a doença. Cerca de 6,9 da população americana desenvolvem câncer de pulmão em algum momento de suas vidas, e as toxinas do cigarro podem explicar esse número alto.

Então o por que a principal causa é o azar? A explicação para esse fator aleatório está na maneira como os tecidos do corpo se regeneram. Células velhas e desgastadas do corpo são constantemente substituídas por meio de células-tronco, que se dividem para formar novas células. Mas em cada divisão há o risco de que ocorra uma mutação perigosa, que aumenta a chance da célula-tronco se tornar cancerígena.

cancer-lambert_2469736b
Nem bebida, nem cigarro, nem nenhuma das coisas que estamos acostumados a pensar. Segundo cientistas britânicos o principal fator que causa câncer é a falta de sorte. Foto: telegraph

Em alguns tecidos como o intestino a renovação celular é mais rápida, enquanto no cérebro a renovação celular é lenta. Os cientistas então concluíram que dois terços dos tipos de câncer eram “causados pelo azar” de células-tronco em processo de divisão sofrerem mutações imprevisíveis. Ou seja, os tecidos em que a renovação celular é mais rápida, são mais propensos a apresentarem mutações genéticas e consequentemente o câncer. Sendo assim as ações de prevenção, como uma vida saudável, diminuem o risco mas não conseguem evitar totalmente a formação de um câncer.

colon_cancer1
Em alguns tecidos como o intestino a renovação celular é mais rápida, enquanto no cérebro a renovação celular é lenta. Os cientistas então concluíram que dois terços dos tipos de câncer eram “causados pelo azar” de células-tronco em processo de divisão sofrerem mutações imprevisíveis. Foto: gnnaanlynn

Fonte: bbc


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.