É verdade que o órgão genital do homem pode quebrar quando está duro?

4841

 “É verdade que o órgão genital do homem pode quebrar quando está duro? Como pode quebrar se não tem osso? Ou tem?” (Bruno Gonçalves Jr.)

 Sem ter osso ele pode ser quebrado, imagina se tivesse hein, Bruno? Pois é, mesmo sendo composto de corpos fibrosos e esponjosos o pênis pode sofrer uma fratura quando ereto. Nem preciso falar o quanto é dolorido quando acontece, não é mesmo?

O pênis é formado lateralmente por dois corpos cavernosos: estruturas eréteis, com espaços vazios, parecidas com uma esponja, que durante a excitação são preenchidas com sangue. Já ao redor de toda a extensão da uretra e formando a glande, existe o corpo esponjoso, que também é preenchido com sangue na excitação, mas menos que os cavernosos. Envolvendo e protegendo essas estruturas existe um tecido fibroso chamado túnica albugínea, e logo acima dela já está a pele do pênis. Quando o pênis está ereto, todas essas estruturas estão distendidas, e a túnica albugínea fica com a espessura 75% mais fina, ou seja, está mais frágil e sujeita a se romper. Então é ela mesmo que se rompe, causando a fratura peniana.

A ruptura da túnica acontece muitas vezes na base do pênis, e como ele está cheio de sangue, o rompimento faz o sangue escoar em alta pressão sob a pele, o que finaliza rapidamente a ereção, gerando um hematoma assustador e deixando o pênis deformado. É possível ouvir o estalido na hora do rompimento. A principal causa da fratura é quando a parceira está sobre o homem, gerando maior força física sobre a base do pênis, ou quando durante a penetração o pênis sai e erra o alvo na volta. Também pode acontecer durante masturbação ou no chamado “rolling the bed” (literalmente, quando o homem tem ereção noturna e rola na cama, podendo causar a lesão).

A fratura peniana pode romper ainda os corpos cavernosos ou esponjoso, sendo mais grave nesses casos. Pode acontecer com qualquer homem e apesar de ser um dos traumas menos frequentes nos hospitais, sua ocorrência não é raridade. Muitos homens não buscam ajuda quando sofrem a fratura, por vergonha, falta de orientação ou situações comprometedoras (homem estava com uma amante durante o acontecimento). O tratamento é cirúrgico, tratar apenas com gelo e pomadas pode deixar lesões! A ida ao hospital deve ser imediata, para que a cirurgia seja feita o mais rápido possível, evitando a formação de curvaturas permanentes e futuras disfunções eréteis.

Muitos homens não buscam ajuda quando sofrem a fratura, por vergonha, falta de orientação ou situações comprometedoras (homem estava com uma amante durante o acontecimento).
Muitos homens não buscam ajuda quando sofrem a fratura, por vergonha, falta de orientação ou situações comprometedoras (homem estava com uma amante durante o acontecimento). Foto: Reprodução/radiopaedia
estruturas
Quando o pênis está ereto, todas essas estruturas estão distendidas, e a túnica albugínea fica com a espessura 75% mais fina, ou seja, está mais frágil e sujeita a se romper. Então é ela mesmo que se rompe, causando a fratura peniana. Foto: Reprodução/moretto

 

Fonte: scieloscielo1