Dez raças incríveis de gatos que talvez você não conheça!

Os gatos foram domesticados inicialmente no Oriente Médio, onde, o gato doméstico é uma adaptação dos gatos selvagens, em que, o endocruzamento de diferentes espécies os tornaram menores e menos agressivos aos seres humanos.

A característica comportamental dos gatos irá variar de acordo com a raça, idade ou sexo. De maneira geral, pode-se dizer que os gatos de pelagem mais curtas costumam ser mais magros e ativos fisicamente, diferentemente dos gatos com pelagem longa, que são mais pesados.

Os bichanos apresentam uma imensa variedade de pelagem, cores, porte e comportamento derivados do cruzamento entre diferentes raças ou ocasionado por problemas genéticos. Existem, atualmente, uma média de 200 raças de gatos distintas, variando quanto tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, dentre outras características.

Diante essa grande variedade serão apresentadas dez raças de gatos que são bastante peculiares por suas características:

1- Abissínio
 A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Foto: gatomania
A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Foto: gatomania

Tudo indica que a raça é originária da antiga Abissínia, hoje conhecida como Etiópia, tendo sido desenvolvida na Grã-Bretanha, sendo considerada uma das mais antigas raças de felinos. A raça Abissínio apresenta características semelhantes a felinos selvagens. Tem orelhas grandes e pontudas, com cauda bastante longa, grossa na base e afilada nas pontas. Seu tamanho é médio com corpo forte e ágil, e pernas longas. É um gato ágil, independente e explorador.

2- Sphynx
A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Foto:
A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Foto: vickless

A raça Sphynx também conhecida como esfinge, diferencia-se de outras raças por não possuir pelos. Diferentemente do que muitos pensam, os felinos dessa ração possuem suas características devido a um problema natural e não por mudanças genéticas. Acredita-se que é uma das espécies mais antiga, onde, teriam aparecido na época dos Astecas na América Central. Além da sua característica mais visível, esses animais apresentam outras bastante peculiares como: pele enrugada e oleosa, cauda bastante longa. É considerada uma das raças mais exóticas de gatos.

3- Munchkin
Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura.  Foto:
Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura. Foto: costaesmeraldaonline

Essa raça é relativamente recente e sua principal característica está no fato das patas serem curtas em relação a sua altura. São gatos de pequeno à médio porte, com pelagem felpuda, apresentando uma personalidade dócil e amável.

4- Maine Coon
Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg.  Foto:
Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg. Foto: gatosmainecoon

Assim como a origem de muitas outras raças de gatos, a origem da Maine Coon é incerta, no entanto, acredita-se que teria se originado do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, que foram possivelmente levados da Europa por Vikings. Sua característica marcante é o tamanho. São gatos bem grandes, podendo pesar até 11 Kg. Apesar do seu tamanho, são animais com temperamento gentil e apresentam inteligência acima da média em relação a outras raças.

5- Exótico

Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Foto:
Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Foto: portalpets

Essa raça é bem semelhante aos gatos persas, entretanto, apresentam o pelo curto. Seus olhos são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São excelentes gatos de companhia, sendo muito amigáveis, brincalhões e carinhosos

6- Bengal
O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto,  apresentando formato de corpo alongado.  Foto:
O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. Foto: forwallpaper

O Bengal ou Gato-de-Bengala é um raça ainda recente, sendo descendentes direto do leopardo asiático. Este é encontrado é encontrado principalmente no Sudeste da Ásia. É um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. A cabeça da raça bengal é realtivamente grande. Sua cauda apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro.  São gatos curiosos, ativos e brincalhões com temperamento dócil e de certo modo feroz, devido suas origens.

7- Chartreux
Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Foto:
Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Foto: vetstreet

Chartreux é uma raça de origem francesa. Apresenta porte médio e pelagem curta com coloração azul acinzentada. Possui corpo robusto. É um gato musculoso, o que em tempos antigos perimitia que cumprisse sua notória função de rateiro, conforme descrito na literartura francesa. Os exemplares da raça Chartreux apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar. Os olhos são uma das características mais cativantes. São arredondados, mas não tão redondos quanto os do gato Persa. A cor dos olhos é castanha, variando do ouro ao cobre. É um gato de temperamento calmo e pela típica docilidade da raça. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável.

8- Cornish Rex
download-(1)
Com sua sua aparência peculiar, frequetemente descrita como a de um alienígena, a descoberta ocorreu em uma fazenda na península da Cornualha, localizada na região sudoeste da Inglaterra. Foto: vetstreet

Um dos acontecimento mais empolgantes do mundo felino no século 20 possivelmente foi a descoberta do gene mutante Rex. Com sua sua aparência peculiar, frequetemente descrita como a de um alienígena, a descoberta ocorreu em uma fazenda na península da Cornualha, localizada na região sudoeste da Inglaterra. A característica mais marcante dessa raça é sua típica pelagem ondulada, de textura fina. O pelo é visivelmente ondulado, de textura muito fina, incrivelmente suave ao toque, sendo inevitáveis as comparações com o veludo, com a seda, ou com a pele de coelho. Também distingue-se pelo formato do seu corpo, com a cabeça ovalada, com as maçãs do rosto altas, bochechas ocas e as enormes orelhas portadas altas. É um gato extremamente ativo, afetuoso e apegado ao dono. Não é um gato tímido.

9- Azul Russo
gatos-azul-russo
A raça Azul Russo, como o próprio nome já indica, é originária da Rússia, desenvolvida principalmente na Rússia e Escandinávia. É uma raça natural, que pode ter sido criada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. Foto: gatosmania

A raça Azul Russo, como o próprio nome já indica, é originária da Rússia, desenvolvida principalmente na Rússia e Escandinávia. É uma raça natural, que pode ter sido criada no porto de Arkhangelsk, na Rússia. O gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla, curta, macia e de cor azul-acinzentada, com subpelo macio e suave. Devido ao tipo de pelagem mais grossa, similar a do Chartreux, o Azul Russo é tido como um gato que pode ser melhor tolerado por pessoas portadoras de alergias leves ou moderadas. Possui um temperamento amigável, dócil e afetuoso com sua família. Por seu companheirismo é bastante indicado para idosos.

10- Scottish Fold
scottish_fold_16
Os gatos dessa raça possui uma peculiaridade bem perceptível, suas orelhas pequenas e dobradas para frente e são de porte médio. Foto: veterinaria

Os gatos dessa raça possui uma peculiaridade bem perceptível, suas orelhas pequenas e dobradas para frente e são de porte médio. Uma observação importante para criadores é que animais adultos que apresentam a dobra na orelha não podem acasalar entre sí. Assim, introduziu-se na criação do Scottish Fold as raças American Shorthair e Brittish Shorthair. São animais carinhosos, inteligentes, brincalhões e miam pouco, o que pode vir a ser uma qualidade para muitas pessoas. Agora que você já conheceu um pouco dessas dez raças apresentadas, pode escolher o seu próximo companheiro felino de acordo com sua personalidade! Há gatos para todos os gostos.

Referências: Guia de Raças; Cachorro-gato e Arca de Noé

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro