Como as varizes se formam?


“Queria saber como as varizes se formam e se existe algum tratamento preventivo, pois na minha família as mulheres parecem ter uma certa predisposição a desenvolver varizes.” (Carla Cristina)

Carla, as varizes são veias dilatadas que surgem nas pernas e pés provocando dor e inchaço, podendo ser necessários procedimentos cirúrgicos para seu tratamento. As veias encontradas nas pernas que conduzem o sangue ao coração possuem válvulas com a finalidade de impedir o retorno do sangue aos pés, contudo, às vezes, essas válvulas não funcionam corretamente causando o acúmulo do sangue nas veias. Isso faz com que sangue, pelo seu próprio peso, provoque um aumento da pressão nos tecidos mais próximos. Este aumento de pressão leva a pequenas hemorragias que mancham a pele de cor castanha, o que diminui sua nutrição e dificulta a cicatrização de qualquer trauma, formando as úlceras varicosas, provocando deformação, inchaço e dor. Episódios com maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais.

O principal responsável pela formação de varizes é a predisposição familiar, ou seja, o problema é passado geneticamente de geração para geração. As mulheres são as mais acometidas em relação aos homens, o motivo são os hormônios femininos que são responsáveis por diminuir a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos, e assim, reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem ajudar a combater as varizes, caso apareçam antes da hora, já que são muito comuns em idosos.


varizes
O principal responsável pela formação de varizes é a predisposição familiar, ou seja, o problema é passado geneticamente de geração para geração. Foto: Reprodução/cascab

Além dos fatores naturais, hábitos incorretos podem vir a ser prejudiciais como ficar muito tempo em uma mesma posição, pois prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores. Algumas medidas que podem ajudar a prevenir às varizes: alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para evitar o excesso de peso; evitar o uso de salto alto diariamente; não fumar; deitar-se com as pernas elevadas; usar meias elásticas e outras medidas que contribuam para uma melhor circulação.

Venas-varices-500x3251
As veias encontradas nas pernas que conduzem o sangue ao coração possuem válvulas com a finalidade de impedir o retorno do sangue aos pés, contudo, às vezes, essas válvulas não funcionam corretamente causando o acúmulo do sangue nas veias. Foto: Reprodução/melhorcomsaude

Fonte: maisequilibrioterra e drauziovarella

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.