Por que o gelo gruda nas mãos?

4860

 “Queria saber por que quando a gente pega gelo na mão ele gruda na nossa pele?”. (Heitor Vidal)

Olá Heitor! Antes de responder sua pergunta vamos lembrar-nos de uma famosa Lei da Física chamada de Lei Zero da Termodinâmica. Essa lei nos fala que dois corpos em contato tentam chegar a um equilíbrio, chamado de equilíbrio térmico, ou seja, numa mesma temperatura, sejam objetos ou corpos mais quentes ou frios, eles sempre tentarão chegar a um equilíbrio entre si de temperaturas. Então, é exatamente isso que acontece com a nossa mão quando seguramos cubos de gelo ou encostamos nossa pele no congelador. Nossas mãos estão sempre úmidas, mesmo após secá-las bem, sempre ficam gotículas de água que não conseguimos enxergar, assim que tocamos a superfície congelada ou os cubos de gelo, que estão a -0 graus de temperatura, rapidamente o nosso calor faz com que uma pequena camada do gelo derreta. Essa água se junta com as gotinhas que estão sobre nossos dedos ou mãos e rapidamente congelam novamente, dando essa sensação de “cola instantânea”, ou seja, para entrar em equilíbrio térmico, mesma temperatura, os corpos se unem através dessa pequena camada de água formada rapidamente. Tudo isso é muito rápido e acontece em poucos segundos, caso o objeto ou gelo esteja com temperaturas abaixo de zero.

Uma outra maneira bem simples de observar essa “cola instantânea” é pegar um picolé direto do congelador e colocá-lo na língua rapidamente por alguns segundos, assim como nossas mãos a língua é muito mais úmida e possui muito mais rugosidade, então acontecerá a mesma coisa: a água contida na língua se unirá com a fina camada de água que será derretida por ela e congelará, já que o picolé está com temperatura muito baixa. Claro que com a temperatura do meio ambiente e fora do congelador o picolé irá derreter nos próximos segundos, mas pode perceber que por alguns instantes sua língua ficou colada no picolé, tenho certeza! Pode tentar!

Perguntacabeludagelo
Nossas mãos estão sempre úmidas, mesmo após secá-las bem, sempre ficam gotículas de água que não conseguimos enxergar, assim que tocamos a superfície congelada ou os cubos de gelo, que estão a -0 graus de temperatura, rapidamente o nosso calor faz com que uma pequena camada do gelo derreta. Foto: recreio

Lembrando que esse equilíbrio também pode acontecer com temperaturas altas, ou seja, se colocarmos um recipiente com água para ferver no fogão e colocar uma colher dentro da mesma assim que a temperatura da água chegar aos 100º graus e começar a ferver, o calor da água também aquecerá a colher e a mesma tentará chegar a um equilíbrio de temperatura com a água, ou seja, a colher também ficará muito quente, então muito cuidado quando estiver na cozinha!

Portanto, a explicação é simples: a “cola instantânea” é na verdade um equilíbrio de temperaturas entre dois corpos, neste caso, das mãos ou língua que estão com gotinhas de água com o gelo. Mas não se preocupe que essa “cola” não dura muito tempo em temperatura ambiente, ou seja, fora do congelador, assim que o gelo começa a derreter devido o calor, nada mais grudará e sim deixará tudo molhado…!

4328208852_65225e7872
Portanto, a explicação é simples: a “cola instantânea” é na verdade um equilíbrio de temperaturas entre dois corpos, neste caso, das mãos ou língua que estão com gotinhas de água com o gelo. Foto:

Fontes: ufrgsmundoestranho, sciencechannel, g1