É possível engravidar no intervalo do anticoncepcional?

16671
É possível engravidar tomando anticoncepcional

” É possível engravidar tomando anticoncepcional ? Ou durante aqueles 7 dias do intervalo em que não estou tomando a pílula?” (Julyana Maria)

 É muito difícil, praticamente impossível, Julyana. As pílulas anticoncepcionais têm uma taxa de falha em torno de 0,3%Dessa forma,  é muito improvável que ocorra uma gravidez durante o uso correto da pílula. Aí é que está o fator importante: USO CORRETO DA PÍLULA. Muitas mulheres esquecem ou não tomam corretamente a pílula e acabam engravidando, acreditando que a falha foi do anticoncepcional.

Para não ter uma surpresa, a mulher precisa ser orientada pelo médico, seguindo essas orientações sobre o uso da pílula. Primeiro que o efeito da pílula só começa em torno de 15 dias. Além disso, depois de iniciado o uso, é preciso usar camisinha durante esse período. Em segundo lugar, que alguns medicamentos diminuem o efeito dos anticoncepcionais hormonais em geral. Assim, por regra,  novamente é preciso usar outro método contraceptivo.

O efeito também é alterado quando a mulher vomita pouco depois de ingerir a pílula ou quando está com diarreia. Além disso, é preciso tomar a pílula todos os dias, pois o esquecimento de um dia diminuirá a carga de hormônio no organismo. Isso, certamente, causará descompensação hormonal, o que pode levar a uma ovulação de escape.

É claro que durante a pausa entre as cartelas a quantidade de hormônio no organismo será diminuída. Contudo, segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (1), os folículos ovarianos (que contêm o óvulo) começam apenas a se desenvolver, não chegando à maturação completa, pois mesmo o FSH e LH voltando a ser produzidos pelo corpo, estarão em quantidades baixas, principalmente o LH, que é o responsável pela liberação do óvulo. (entenda melhor como ocorre a ovulação nesse texto: Quanto tempo depois de parar com a pílula a mulher engravida

A maioria dos relatos de mulheres que afirmam ter engravidado usando pílula aconteceram devido a algum dos descuidos mencionados. Portanto, fazendo o uso correto, não há com oque se preocupar. É preciso estar atenta para os possíveis interferentes no efeito da pílula e tomando os devidos cuidados, é bastante difícil ocorrer uma gravidez.

Artigo científico: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (1)