A moda agora entre as mulheres é o Coletor Menstrual… Prático, limpo e ecologicamente correto

“Quero usar o coletor menstrual mas morro de medo. Pode falar um pouco dele?” (Jeany P.)

“Minha sugestão de post é sobre o coletor menstrual. Estou usando e amando. Só que não vejo ninguém falando sobre ele na internet.” (Jussara Soares)

“Minha amiga e eu compramos coletor menstrual, mas não sabemos como usar. Estamos com muito receio.” (Victória Neves)

 

O que é? Para que serve?

O Coletor Menstrual é a grande “modinha” entre as mulheres. Algumas não tem coragem de experimentar, outras nunca ouviram falar, mas muitas já experimentaram e garantem: não existe nada melhor. Trata-se de um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ele coleta o fluxo menstrual ao invés de absorvê-lo como acontecer com os absorventes internos e externos.

Os coletores mais comuns tem a forma de um sino ou taça, feito em silicone médico, elastômero termoplástico ou látex. É reutilizável e possui vida útil estimada entre 5 e 10 anos. Ou seja, decidindo optar por este dispositivo a mulher não precisa mais comprar absorventes e isso é bom ($$$$$).

Na verdade, este dispositivo já existe desde a década de 1930, mas, há registros de coletores rudimentares circulando desde 1867. Ou seja, não é novidade! Antes eram feitos somente de látex e segundo as mulheres da época eram pesado, pouco maleáveis e grandes… Hoje temos modelos feitos de silicone, antialérgicos, super leves e flexíveis.

destaque-291000-mulher
Trata-se de um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ele coleta o fluxo menstrual ao invés de absorvê-lo como acontecer com os absorventes internos e externos.

Qual a vantagem?

Bem, como já dito o Coletor Menstrual é uma forma de economizar dinheiro, pois como são planejados para durar no mínimo 5 anos e a mulher vai economizar um bom dinheiro se deixar de comprar absorventes. Outra vantagem sensacional é que como os coletores são reutilizáveis e apenas o fluxo menstrual é descartado, ocorre menos produção de lixo. O algodão utilizado pela maior parte dos fabricantes de absorventes é alvejado, o que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente e deixa traços de dioxina (um possível carcinógeno) no algodão. Ou seja, usar o coletor é uma forma de estar “ok” com sua consciência ambiental

Quem já usou sabe que o conforto é sensacional. O coletor não causa sensação de peso e não incomoda ao urinar. Também não altera as condições de umidade, pH e flora vaginal, por ser feito de silicone e não ter função absorvente. Além disso, existe a comodidade em carregar um único coletor do que vários absorventes. O baixo risco de infecções também é uma grande vantagem, pois não há casos relatados de Síndrome do choque tóxico e infecções vaginais em mulheres que usam o coletor. As mulheres também não precisam se preocupar muito com a troca do coletor. Uma mulher com fluxo normal pode ficar até 12 horas com o coletor no canal vaginal sem precisar trocar.

modo-de-usar
Os coletores mais comuns tem a forma de um sino ou taça, feito em silicone médico, elastômero termoplástico ou látex. É reutilizável e possui vida útil estimada entre 5 e 10 anos.

Quais as desvantagens?

Algumas mulheres podem ter dificuldade em aplicar o coletor no canal vaginal e por isso, podem sentir dor e resistência no começo, muitas vezes ocasionadas por estarem em uma posição que não favorece o procedimento. Há relatos do um aumento na intensidade das cólicas menstruais, relacionado quase sempre, ao posicionamento inadequado do mesmo no interior do canal vaginal. O mau posicionamento do coletor pode causar incômodo; basta encontrar a localização ideal do mesmo no canal vaginal, e sua presença não deve ser sentida.

O mau posicionamento do coletor pode causar incômodo; basta encontrar a localização ideal do coletor no canal vaginal, e sua presença não deve ser sentida. Além disso, mulheres virgens não devem usar o coletor.

coletor-menstrual
Algumas mulheres podem ter dificuldade em aplicar o coletor no canal vaginal e por isso, podem sentir dor e resistência no começo, muitas vezes ocasionadas por estarem em uma posição que não favorece o procedimento. Há relatos do um aumento na intensidade das cólicas menstruais, relacionado quase sempre, ao posicionamento inadequado do mesmo no interior do canal vaginal. Foto: ML

Como Usar?

O vídeo abaixo mostra com bastante clareza como o coletor menstrual deve ser introduzido no canal vaginal. É importante dizer que a melhor posição para aplicá-lo é sentada no vaso sanitário ou deitada, as mãos devem estar sempre bem limpas e secas e o mais importante: ler atentamente as instruções.

Este vídeo tem a resenha de uma pessoa que usa o Coletor Menstrual. Legal assistir também!

Fonte: Wikipedia e Wikihow