Quanto tempo depois de parar com a pílula a mulher engravida?

12112

“Quanto tempo depois de parar com o anticoncepcional hormonal a mulher engravida?” (Lucélia Dias)

Como sempre o tempo é relativo, Lucélia. Irá variar de mulher para mulher, também de acordo com o tempo de uso do anticoncepcional hormonal (AH) e com a idade da mulher. Então não existe uma regra, apenas uma aproximação.

Hoje existem vários tipos de AH além dos orais (as pílulas, os primeiros a serem criados), como injetável, adesivo, anel flexível vaginal, implante subdérmico e DIU com progesterona. Os hormônios e as quantidades usados em cada AH variam, mas a função principal é a mesma: inibir a ovulação.

O ciclo mensal da mulher é controlado por 5 hormônios. O primeiro a ser liberado é o liberador de gonadotrofina (GnRH) produzido pelo hipotálamo (pequena região do cérebro). O GnRH sai do hipotálamo para estimular a hipófise (pequena glândula abaixo do hipotálamo), fazendo com que ela libere dois hormônios, o FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que irão atuar nos ovários. O FSH estimula o folículo ovariano (o óvulo está dentro dele) e faz com que esse folículo produza o estrogênio, que é o hormônio responsável pelo aumento inicial do revestimento interno do útero (endométrio).

O LH faz o óvulo sair de dentro do folículo, ocorrendo a ovulação. O folículo se torna então amarelo, recebe o nome de corpo lúteo e passa a produzir progesterona, o quinto e último hormônio do ciclo. A progesterona faz o endométrio crescer ainda mais, atingindo o tamanho máximo, ideal para a implantação do futuro embrião. É a progesterona que irá manter o endométrio durante toda a gestação. Se a fecundação do óvulo não acontece, o corpo lúteo se desfaz e a progesterona para de ser produzida. Sem ela o endométrio não pode ser mantido e começa a descamar: é a menstruação acontecendo.

210
O tempo que vai demorar para engravidar depois de parar com o anticoncepcional irá variar de mulher para mulher, também de acordo com o tempo de uso do anticoncepcional hormonal (AH) e com a idade da mulher. Foto: doutissima

Para impedir a ovulação, os hormônios presentes nos anticoncepcionais bloqueiam a produção do primeiro hormônio do ciclo, o GnRH. Sem o GnRH não há o estímulo para produção do FSH e LH, essenciais para a ovulação acontecer. Quando a mulher para de usar o AH, o corpo precisará de um tempo para o ciclo natural recomeçar. Logo após a parada é comum ocorrer um sangramento, mas não é uma menstruação natural e sim uma causada pelo AH. Então para tentar engravidar, é preciso esperar a primeira menstruação natural. Alguns estudos mostram que o tempo para ovular normalmente e engravidar após a parada do AH tem um pequeno aumento, variando de 3 a 6 meses. Esse intervalo irá depender do tempo em que o AH foi usado e também da idade da mulher, pois a fertilidade feminina decai normalmente com o passar dos anos.

gravidez-menina
Alguns estudos mostram que o tempo para ovular normalmente e engravidar após a parada do AH tem um pequeno aumento, variando de 3 a 6 meses. Foto: diaadia

Fonte: ncbi e scielo