O leitor pergunta: O cafezinho depois do almoço atrapalha na absorção dos nutrientes dos alimentos?

8623

“Gostaria de saber se é verdade que colocarmos café no leite diminui a possibilidade do organismo absorver o cálcio.” e “É verdade que tomar o famoso cafezinho depois do almoço atrapalha na absorção dos nutrientes dos alimentos?” (Elightement Skallen)

Parece ser verdade, Elightement. Digo “parece” porque os estudos a respeito dos efeitos da cafeína em nossa nutrição são controversos, alguns concluem que atrapalha a absorção de certos nutrientes, e outros afirmam serem necessários mais estudos para se chegar a uma conclusão definitiva.

A cafeína é o principal componente do café, e a responsável por variados efeitos no organismo. Mas ela não está presente só no café: chás, bebidas à base de cola, energéticos, chocolate e várias outras plantas e alguns medicamentos possuem cafeína. Então é preciso ficar de olho na alimentação em geral e não só no café.

Estudos dizem que os efeitos da cafeína não são os mesmos para todas as pessoas e variam de acordo com idade, sexo, peso, hábitos diários e medicamentos. Ou seja, é difícil saber se será ruim para você ou não. O fato é que existem muitos alertas afirmando que a cafeína atrapalha a absorção do cálcio, do ferro e da vitamina C. Acredita-se que, além de atrapalhar a absorção, o excesso de cafeína ainda faz o cálcio ser excretado acima do normal diário. Alguns especialistas recomendam que o café seja ingerido no mínimo depois de 20 minutos da última refeição.

mulher-tomando-cafe-saude-21566
A cafeína é o principal componente do café, e a responsável por variados efeitos no organismo. Mas ela não está presente só no café: chás, bebidas à base de cola, energéticos, chocolate e várias outras plantas e alguns medicamentos possuem cafeína. Foto: cafefacil

É dito ainda que beber café com leite atrapalha a absorção do cálcio contido no leite. Contudo, o café só irá interferir se estiver em excesso. Além disso, o cálcio não está presente apenas no leite e seus derivados: vegetais verde-escuro (rúcula, couve, brócolis, chicória, espinafre), manjericão, salsa, feijão, sardinha, linhaça, laranja, e ainda outros apresentam alta concentração de cálcio, maior até que a do leite (já que só mamamos enquanto bebês, é natural imaginar que nossa fonte de cálcio não viria apenas do leite).

A ingestão diária de cafeína recomendada é de 400 a 500 mg de cafeína por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras de café. Sempre devemos lembrar que nada em excesso faz bem ao nosso organismo, então é preciso ter moderação em tudo que consumimos.

cafe
A ingestão diária de cafeína recomendada é de 400 a 500 mg de cafeína por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras de café. Foto: super
Fonte: scielo e unimedlondrin