É possível sofrer choque térmico quando abrimos a geladeira?

“Sempre ouvi falar que se tomar banho quente e sair no vento ou se estiver cozinhando e abrir a geladeira pode dar choque térmico. Isso é verdade? O que isso pode causar na gente?” (Rafael Nunes)

 Rafael, é muito comum escutarmos pessoas relatando sobre o perigo do choque térmico durante atividades rotineiras do dia-dia. O choque térmico de fato pode acometer o ser humano e é bastante perigoso. Este nada mais é, que a mudança brusca de temperatura no ambiente como sair de um ambiente quente para um frio ou vice-versa.

E por que o choque térmico pode acontecer? Para que o indivíduo mude de um ambiente para outro com temperatura diferente, o corpo precisa de alguns ajustes para se adequar ao novo local. Durante esse processo pode haver alterações na pressão arterial, pois quando a pessoa se desloca de um ambiente frio para o quente, a pressão sanguínea tende a cair devido o mecanismo de circulação em vasos periféricos e centrais, assim, pessoas que já apresentam hipotensão podem sentir sintomas com mal estar. O contrário acontece quando o choque térmico é do ambiente quente para o frio, a pressão costuma aumentar.

Apesar de algumas pessoas apresentarem sintomas provenientes do choque térmico, na maioria as alterações de pressão são imperceptíveis, pois o equilíbrio do indivíduo é rapidamente restabelecido em quem tem uma vida saudável. No entanto, é comum vermos pessoas tendo mal estar ao passarem de um local muito quente e  entrar em um ambiente com o ar condicionado frio.

Além de alterações na pressão, a mudança brusca de temperatura também pode levar a paralisia facial, atingindo um dos lados do rosto e está associado à exposição ao frio, diminuição da imunidade, arritmias cardíacas, alterações metabólicas e pulmonares ou até mesmo provocar uma parada cardíaca.

Os exemplos mais comuns de mudanças bruscas de temperatura é: sair de sauna e ir para um ambiente frio; após uma caminhada na rua em dia ensolarado, entrar em um ambiente com ar-condicionado potente; após ficar exposto ao sol por muito tempo entrar em diretamente na piscina.

Podemos concluir que o choque térmico acontece através de mudanças bruscas na temperatura de um ambiente para o outro, logo, tomar banho quente e sair no vento ou se está cozinhando e abrir a geladeira, não provocará o choque térmico. No primeiro caso, porque após sair do banho quente você apenas pegará vento e não necessariamente estará em um ambiente frio, e no segundo, porque não há mudança de temperatura nos ambientes.

Fonte: educacaofisica e extra  Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro