Por que os cães estão sempre com a língua para fora?

“Quando meu cachorro está com sede, normalmente ele põe a língua para fora e fica ofegante. Porém, depois que dou água para ele, ele continua do mesmo modo como se ainda estivesse com sede. Porque isso ocorre?” Julie Schalemberguer

“Por que os cães ficam sempre a língua pra fora?” Douglas Veríssimo

Julie e Douglas, embora poucas pessoas saibam, os cães não possuem glândulas sudoríparas (que produzem o suor) e portanto, não podem suar para regular a temperatura corporal como nós.  Estes animais, juntamente com os lobos perdem o calor do corpo pela respiração. Quando o cão está ofegante, respirando aceleradamente e com a língua para fora, não está com sede, mas sim regulando a temperatura corporal. Quanto mais ofegantes estão, mais calor eles estão sentindo.

Tal comportamento faz com que o ar frio entre pela boca e o ar quente saia, jogando fora o excesso de calor e como isso, resfriando o corpo. A transpiração também acontece pelo focinho e pelas almofadinhas da pata, mas estas estruturas não são muito eficientes, pois o focinho é pouco irrigado e as almofadinhas das patas estão sempre voltada para o chão, o que atrapalha um pouco!

73

Fonte: Here Be Answers e Mundo Estranho