Para onde vão o cocô e o xixi do bebê quando ainda está na barriga da mãe?

“É verdade que o bebê libera xixi e cocô na barriga da mãe e depois ingere tudo de novo?” Daiane Oliveira

Como o embrião não se alimenta ele não produz fezes, mas a partir da 25° semana o intestino é revestido internamente de uma secreção escura chamada mecônio, tem a principal função evitar que as paredes se colem. Trata-se de uma substância viscosa formada por muco, bile e células epiteliais do intestino. Normalmente, o mecônio só é expelido depois que o bebê nasce. No entanto, mais raramente, nos últimos meses de gestação o bebê pode liberar mecônio no líquido amniótico e isso pode ser muito perigoso, pois ao aspirar o líquido contaminado com mecônio, este pode chegar ao pulmões e o bebê pode desenvolver uma pneumonia. Isso pode ser motivo até mesmo para antecipar o parto.

Quanto ao xixi, o bebê só pode produzi-lo depois da 16ª semana e, na barriga da mãe, ele composto quase totalmente de água, pois como o bebê não se alimenta, não possui muita coisa para excretar. Além disso, os metabólitos (principalmente ureia, sódio e creatinina) são enviados para a mãe, via cordão umbilical, e excretados por ela. Como o feto não possui as enzimas necessárias para converter os pigmentos biliares para urobilina, o xixi não tem a cor amarelada como a nossa.

Então, o bebê não faz cocô na barriga da mãe, caso libere alguma substância será apenas o mecônio e o xixi é tão diluído que fica disperso no líquido amniótico, sem causar nenhum problema.

Quinto-mês-de-gravidez
O bebê não faz cocô na barriga da mãe, caso libere alguma substância será apenas o mecônio e o xixi é tão diluído que fica disperso no líquido amniótico, sem causar nenhum problema. Foto: Reprodução/mundomulheres

Fonte: Access Knowledge e Mundo Estranho