Miraculina: a nova fruta que transforma azedo e amargo em doce! [vídeo]

Texto de Thailine Costa – Bióloga

A fruta do milagre ou miraculina (Synsepalum dulcificum) é originária da África, tem o tamanho aproximado de uma uva e seu sabor é levemente azedo, porém a fruta não é preciosa por seu gosto e sim por sua particularidade incrível de “transformar” o azedo ou amargo em doce! Mas calma! O “efeito” da miraculina dura entre 30 minutos a 2 horas e ela pode ser testada com limão vinagre, rabanete, morango sem medo, pois não muda o sabor das coisas apenas neutraliza a acidez e o amargo dos alimentos.

Essa frutinha foi descoberta durante uma expedição quando se observou uma tribo africana comendo a fruta antes das refeições, então anos mais tarde um empresário tentou comercializá-la sem muito sucesso. Recentemente, ela “ressurgiu” e está sendo vendida como um suplemento dietético em vários locais como, Estados Unidos, Japão e Reino Unido, a vantagem desse suplemento é que ele vem em forma de comprimidos e duram até 12 meses, enquanto a fruta dura apenas alguns dias.

A fruta em si não tem teor de açúcar, porém ela contém uma proteína, chamada de miraculina, enquanto a fruta é comida, essa molécula se liga aos receptores da língua (os que nos fazem perceber doce, amargo, azedo…) fazendo com que frutas ou qualquer outro alimento que seja ingerido após, sejam percebidas como sendo doces.

MiracleBerry
A fruta do milagre ou miraculina   tem o tamanho aproximado de uma uva e seu sabor é levemente azedo, porém a fruta não é preciosa por seu gosto e sim por sua particularidade incrível de “transformar” o azedo ou amargo em doce! Foto: Reprodução/wikipedia

Importância científica: Alguns pesquisadores da Flórida, nos EUA clonaram o gene que codifica a miraculina frutas e vegetais transgênicos com objetivo de obter frutas com baixo nível de açúcar e vegetais que sejam mais agradáveis ao paladar, outra linha de pesquisa, procura desenvolver adoçantes baseados na fruta, tendo como alvo o público diabético.

img_1368
Por enquanto a miraculina ainda é bem cara e está disponível para compra apenas em alguns sites, a razão é que ela demora muito para crescer e apenas 1 em cada 4 plantas produzem o fruto. Foto: Reprodução/anthropogen
Veja a matério no O Discovery Channel sobre a frutinha misteriosa

Fontes: synsepalumdulcificummiraclefruitusa e superinteressante