É verdade que não podemos acordar pessoas sonâmbulas?

Texto de Raquel Costa – Bióloga

“Por que não podemos acordar pessoas sonâmbulas? O que acontece se elas forem acordadas?” (Flávio Lucas)

“Pessoas com ataque de sonambulismo podem morrer se forem acordadas?” (Janaína P. Silva)

Para começar Flávio e Janaína, precisamos esclarecer o que é o sonambulismo. O sonambulismo é um transtorno do sono em que o nosso cérebro desperta de forma desequilibrada, ou seja, nossas funções motoras despertam mas a consciência permanece inativa.

O ‘despertar’ não é somente acordar e levantar, isso envolve um mecanismo neurológico bastante complexo que ocorre em vários níveis, como o despertar cognitivo (consciência e emoções), despertar somático (a frequência cardíaca, pressão arterial, atividade do metabolismo e dos órgãos alteram seu ritmo de funcionamento), e o despertar cortical (alterações nas ondas cerebrais que indicam a atividade no cérebro).  Quando esses níveis de despertar se desajustam, ou seja somente uma parte das funções cerebrais desperta, mas não se tem consciência, é aí que ocorre o sonambulismo.

Um sonâmbulo pode ser acordado sim, calmamente ou então pode ser levado para a sua cama. Caso seja necessário acordar uma pessoa em crise de sonambulismo, não há nenhum risco de morrer. Isso é um mito. O  que pode acontecer é a pessoa acordar confusa, pois deve ser estranho dormir na cama e acordar na cozinha, por exemplo. Daí a importância de esconder objetos cortantes e perigosos quando se convive com alguém com sonambulismo.

lua
O sonambulismo é um transtorno do sono em que o nosso cérebro desperta de forma desequilibrada, ou seja, nossas funções motoras despertam mas a consciência permanece inativa. Foto: Reprodução/naiaodonto

Sonânbulos fazem coisas curiosas. Eles podem conversar, e fazer algumas tarefas como cozinhar, tomar banho e fazer exercícios físicos. Em janeiro de 2009, Timothy Brueggeman, um norte-americano de 51 anos foi encontrado morto. Timothy saiu de casa apenas de cueca e camiseta, e morreu congelado devido ao frio de -26ºC.

O sonambulismo ocorre em qualquer idade, mas acontece mais frequentemente em crianças de 5 a 12 anos. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas pode envolver fadiga, ansiedade e falta de sono. O tratamento para sonambulismo pode ser feito com medicamentos como tranquilizantes.

sonanb
Imagem ilustrativa. Em janeiro de 2009, Timothy Brueggeman, um norte-americano de 51 anos foi encontrado morto. Timothy saiu de casa apenas de cueca e camiseta, e morreu congelado devido ao frio de -26ºC. Foto: Reprodução/img

 

Fonte: G1, Pubmed Health.