Descubra agora porque você sente frio quando está com febre

“Por que sentimos frio quando estamos com febre, sendo que estamos quentes? Não deveríamos sentir calor?” Thatty Gunner

A febre não é uma doença, na verdade é um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Ninguém tem febre sem razão! É a febre que dá o sinal para acelerar o organismo acelerar a produção de anticorpos para tentar combater uma doença. Essa reação provoca uma atividade intensa que aumenta a temperatura corporal.

Funciona mais ou menos assim: quando algo está errado, os macrófagos que são células de defesa que fagocitam bactérias, células mortas e fragmentos estranhos no organismo, logo entram em ação e ao mesmo tempo secretam substâncias pirogênicas, as responsáveis por desencadear a liberação das prostaglandinas. As prostaglandinas agem diretamente no nosso cérebro reconfigurando a temperatura corporal para níveis acima do normal (acima de 37,5°C já é considerado febre) o que atrai mais células de defesa.

Com o aumento da temperatura, nossos vasos sanguíneos da pele dilatam irradiando calor para o exterior. Aí só de tocar a pele podemos perceber que ela está bem mais quente que o normal. Com isso, o corpo passa a perder calor com tanta rapidez que nos causa sensação de frio. Como o ser humano equilibra a sua temperatura corporal com a temperatura do ambiente,quanto mais quente o corpo da pessoa ficar, mais frio o ambiente vai parecer e mais frio ela vai sentir. Para resfriar o corpo, o organismo começa a produzir suor e essa transpiração também aumenta a sensação de frio.

febre
Como o ser humano equilibra a sua temperatura corporal com a temperatura do ambiente,quanto mais quente o corpo da pessoa ficar, mais frio o ambiente vai parecer e mais frio ela vai sentir.
Fonte: ABC saúde e ZocDoc