Ataque cardíaco e infarto são a mesma coisa?

5220

“Ataque cardíaco e infarto são a mesma coisa?” (Daniela Souto)

 Sim Daniela, é a mesma coisa. Ataque cardíaco, enfarte ou enfarto são os nomes populares do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O coração, conhecido cientificamente como miocárdio, é formado por inúmeras células contráteis – os cardiomiócitos. Quando os cardiomiócitos se contraem, o coração se contrai expulsando o sangue através da aorta para irrigar o corpo todo. E assim como todos os órgãos e células do nosso corpo, os cardiomiócitos também precisam de sangue para trabalhar e para isso o coração possui artérias que servem apenas para irrigá-lo: são as artérias coronárias.

O infarto acontece quando alguma artéria coronária está parcial ou totalmente obstruída, causando a necrose dos cardiomiócitos irrigados por aquela artéria. A obstrução parcial causa a angina, que deve ser vista como um alerta de que seu coração não está bem. Na angina a quantidade de sangue que chega às células é reduzida temporariamente, gerando dor e pressão no peito que pode se espalhar para o ombro e braço. Quando a obstrução é total, o suprimento sanguíneo é interrompido bruscamente, causando a morte dos cardiomiócitos: é o infarto acontecendo. O infarto mata dependendo do tamanho da necrose, pois se é extensa o coração não será mais capaz de se contrair.

A principal causa de obstrução arterial é a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas paredes das artérias e outros vasos. O colesterol ruim (LDL) consegue atravessar as paredes dos vasos, gerando uma inflamação no local. O processo inflamatório cria uma placa fibrosa que vai aumentando, primeiro obstruindo parcialmente o vaso e depois completamente.

sintomas-de-infarto
Ataque cardíaco, enfarte ou enfarto são os nomes populares do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Foto: Reprodução/salaverde

Essas placas vão se acumulando naturalmente ao longo da vida, mas dependendo da sua alimentação e hábitos diários podem aumentar rapidamente. Como o colesterol LDL é o causador da inflamação das paredes dos vasos, é ideal que sua concentração sanguínea seja a mais baixa possível. O colesterol HDL é quem impede a entrada do LDL na parede do vaso e é por isso que sua concentração deve ser maior. A maneira mais eficaz de aumentar a concentração do HDL é praticando atividades físicas, além de manter uma alimentação saudável.

ataque-cardiaco-grande
O infarto acontece quando alguma artéria coronária está parcial ou totalmente obstruída, causando a necrose dos cardiomiócitos irrigados por aquela artéria. Foto: Reprodução/hipescience

 

Fonte: Bioquímica Clínica para o Laboratório; MOTTA, Valter T.